ABAIXO-ASSINADO DOS MORADORES DO LOTEAMENTO SANTA VITÓRIA – LINHA SANTA CRUZ

Destinatário: Prefeitura de Santa Cruz do Sul

Os Moradores do Loteamento Santa Vitória – Linha Santa Cruz, Santa Cruz do Sul/RS, abaixo subscritos expõe e solicitam:

Considerando que no início da Rua Leopoldo Paulo Seidl os proprietários dos imóveis de ambos os lados da rua implementaram obras de loteamento urbano, retirando a cobertura vegetal (mata) ali existente e não substituindo por nenhuma outra variedade de plantas ou vegetação.

Considerando que são aproximadamente 20 lotes de terrenos urbanos com terra exposta e com inclinação em direção à Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, e que em todas as chuvas que ocorreram desde dezembro do ano de 2020 a terra dos terrenos foi levada ao trevo de acesso do loteamento ocasionando uma camada de barro.

Considerando que nos casos mais graves o barro levado pela chuva invadiu a avenida e praticamente fechou o trevo de acesso de todo Loteamento, além de provocar acidentes e transtornos na via principal em função de deixar a pista escorregadia, sendo necessário a ação de máquinas pesadas da prefeitura para remover a grossa camada de barro (bloqueando a via mais movimentada da Linha Santa Cruz).

Considerando que até mesmo o meio-fio construído pela empresa loteadora já foi danificado pelas chuvas, que levaram toda a terra aos lados e de baixo dos meios-fios. Além da situação precária da estrada asfaltada de acesso, com buracos e valas que entrecortam o único acesso ao loteamento, uma situação precária e lamentável.

Considerando que o barro trazido pelas chuvas deve ter entupido os dutos de escoamento da água pluvial e que a situação se torna mais crítica a cada chuva, chegando a ser insuportável para os moradores do loteamento que utilizam a parada de ônibus, carros e motos que com frequência tem que desviar de buracos, água e barro que se forma em torno do trevo de acesso ao loteamento.

Solicita-se de forma coletiva e organizada o seguinte:

- Seja realizado um estudo para identificar as causas dos problemas enfrentados no trevo de acesso do Loteamento Santa Vitória – Linha Santa Cruz, bem como sejam apresentadas e realizadas soluções pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul ou por quem julgarem ser responsável pelo ocorrido, mas que possam tomar providências imediatas.

Algumas exigimos por conhecimento da realidade:

- O recapeamento do acesso asfáltico ao loteamento, desde a Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt;
- Revisar e realizar limpeza do sistema de drenagem da água (bueiros) na Avenida principal, pois a mesma está comprometida e empossando água a cada chuva;
- Notificar ou em caso de já ter sido feito multar os proprietários dos terrenos do acesso ao loteamento solicitando uma ação imediata para sanar o problema de erosão do solo, seja por implantação de cobertura vegetal ou barreiras de contenção, bem como acompanhar o cumprimento do acordado.

Certos do atendimento dessa demanda comunitária, nos colocamos à disposição para conversar e cooperar para sanar estas demandas históricas que nos afetam diariamente.