Movimento em prol da contratação e qualificação dos profissionais de Enfermagem Recém Graduados no Maranhão

Destinatário: kppeenfassociados@gmail.com

Diante do crescente número de casos de infecção por Sars-Cov-2 no Estado do Maranhão e no Brasil e as elevadas taxas de ocupação de leitos de UTI, vivemos uma situação inédita no Sistema de Saúde, compelindo o Estado e os munícipios a tomarem medidas mais enérgicas na ampliação dos serviços de saúde para suprir as demandas existentes. Tal movimento tem sido acompanhado da escassez de mão de obra especializada, sobrecarregando os profissionais já existentes no mercado, levando-os a exaustão e desgaste físico e emocional.
Como enfrentamento à Pandemia, o Estado e municípios tem adotado como medidas a ampliação e oferta de leitos UTI-Covid e leitos clínicos, reativação de hospitais de campanha, além de medidas mais rígidas de funcionamento do comércio em geral e a ampliação da vacinação para grupos prioritários.
Estas medidas de enfrentamento sempre são acompanhadas de seletivos emergenciais que exigem, no mínimo, 06 (seis) meses de experiência profissional e prova de títulos (especialização, mestrado e doutorado) para preenchimento das vagas existentes. Nesse quesito reside nosso entrave, como apresentar experiência e prova de títulos se não nos é oferecida uma oportunidade?
Somos ciente que para operacionalizar um setor de UTI-tCovid faz-se necessária a devida especialização, que leva em tordo de 18 a 24 meses e que além da formação exige um preparo emocional para vivência diária nas situações de morte e vida dos pacientes.
Frente ao exposto, nós os recém graduados, expressamos nossos sentimentos de frustação e inutilidade diante de toda essa situação vivida em nosso Estado e na nossa nação, uma vez que levamos 05(cinco) anos para concluir nossa graduação, além de investir tempo em formações complementares e cursos extracurriculares para estarmos aptos ao mercado de trabalho.
Estamos dispostos e empenhados a atuar na linha de frente no combate à pandemia, muitos de nós já até iniciamos a pós graduação em áreas voltadas a formação necessária para atuar durante o enfrentamento da pandemia, restando apenas uma oportunidade por parte do Estado e municípios para sermos inseridos no mercado e trabalho sendo reforço necessário no enfretamento da Covid-19.
Propomos aqui ao Governo do Estado do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão e as Secretarias Municipais de Saúde a criação de um programa de inserção destes profissionais nos Hospitais Referência de combate ao Covid-19/ Hospitais de campanha, oferecendo contratação para 1° emprego, associado a uma imersão/ vivência prática de 10-15 dias para aperfeiçoamento em caráter de urgência destes profissionais, habilitando-os ao desenvolvimento das atividades referentes ao setores de enfrentamento da pandemia .
Com essa medida teríamos o reforço da mão de obra já existente que atua no combate a pandemia, alívio aos profissionais sobrecarregados e desgastados e uma ampliação dos profissionais habitados e aptos a atuarem no enfrentamento da pandemia.