REFORMA ERE

Destinatário: tuliofh01@gmail.com

Boa tarde!
Venho como aluno fazer um apelo à administração do CEFET-MG. Espero poder contribuir para com a experiência educacional de toda a comunidade acadêmica de nossa universidade em Belo Horizonte.
A adoção do ERE trouxe uma série de desafios, tanto para os professores quanto para os alunos. Por um lado, muitos dos estudantes não apresentam condições favoráveis aos estudos dentro de casa, seja pela relação conturbada com familiares, pela precariedade da infra-estrutura doméstica, por dificuldades financeiras decorrentes da pandemia etc.
Por outro lado, não foram estabelecidas diretrizes objetivas, efetivas e coordenadas no tocante ao ERE pelos professores, muitos dos quais apresentam dificuldades gritantes referentes ao manejo da tecnologia. Há, portanto, uma disparidade enorme em relação à qualidade das disciplinas ministradas, visto que, enquanto um conjunto de professores se empenha bastante em adaptar o seu trabalho à nova realidade e servir satisfatoriamente os alunos, outro grupo se quer da o trabalho de desenvolver as habilidades mínimas e necessárias para a execução de um ensino remoto de qualidade, negligenciando os estudantes, deixando de produzir material de autoria própria, executando avaliações completamente falhas e inseguras, inclusive copiando questões de períodos anteriores, etc.
Ademais, devido à demora institucional para o estabelecimento da nova modalidade de ensino adaptada à pandemia, perdemos todo um semestre e agora somos forçados a cursar disciplinas com a grade curricular mutilada, o que é um absurdo, tanto no âmbito profissional quanto no intelectual.
Sugiro, portanto, que se estabeleçam diretrizes de ensino coletivas de maneira fiscalizável e objetiva. Além disso, seria interessante que os requisitos de carga horária para disciplinas optativas fossem reconsiderados durante o período da pandemia, de modo a reduzir os danos sofridos pelos alunos. Por fim, peço para que a realização de três períodos no intervalo de um ano seja reavaliada, pois o corte arbitrário da grade curricular por questões de enquadramento no cronograma do Estado é uma clara agressão ao direito à educação dos alunos.
É lamentável que fiquemos atrás de instituições de ensino privadas neste período pandêmico, uma vez que o ensino superior público é visto como um dos poucos serviços governamentais de qualidade nesse país. Algo precisa ser feito o mais rápido possível!
Atenciosamente,
ALUNOS DO CEFET.