Liberação das Praias

Destinatário: Prefeitura Municipal de Salvador - Prefeito

Os Centros de Treinamento e Escolinhas de práticas esportivas de Vôlei de Praia, que atuam na orla do Município de Salvador, por intermédio deste abaixo-assinado e subscritos ao presente documento, vem, respeitosamente, perante excelentíssimo Senhor Prefeito do Município Bruno Reis, solicitar a reconsideração da decisão de manter fechadas as praias da cidade para atividades físicas coletivas e treinamentos, descritos no Decreto Municipal nº 33635/2021, publicado no Diário Oficial do Município de Salvador, pelos fundamentos a seguir expostos.
Inicialmente, é conveniente esclarecer que os centros de treinamento, escolinhas e praticantes de vôlei de praia estão de acordo com todas as medidas de urgência na prevenção e no combate ao COVID 19 e a pandemia que assola o Município. Exatamente por conta dessa situação, reconhecida desde o ano passado, que foram adotadas as chamadas “regras de ouro”, que tratam de medidas de isolamento, obrigatoriedade de uso de máscara, restrição da freqüência de alunos e higienização de todo o equipamento, para a retomada das atividades nas praias e parques após as severas restrições de 2020. Salienta-se que essas medidas se mostraram eficazes, reduzindo significativamente novos casos no ambiente esportivo da orla da cidade, por todo o segundo semestre de 2020.
No entanto, o mais recente decreto municipal prorrogando o fechamento das praias, consternou treinadores, professores, atletas e alunos. Isso porque a prática de esportes em ambientes abertos foi preterida em relação a outros ambientes fechados, com pouca circulação de ar, os quais estudos científicos apontam, com precisão, serem ambientes de elevada possibilidade de contágio, tais como bares, restaurantes, mercados, Shoppings Center, Construção Civíl entre outros.
Portanto, entendemos que se trata de uma medida extrema e que está criando uma sensação de desigualdade diante de outros setores, pois não existem motivos lógicos para que ambientes fechados sejam autorizados a funcionar, enquanto práticas esportivas em ambiente aberto estejam vedadas.
Desta forma, solicitamos manifestação do excelentíssimo prefeito do Município de Salvador, no sentido de reconsiderar a decisão de proibição do funcionamento de Centros de Treinamento e Escolinhas das praias da cidade consoante o cumprimento das regras, tais como higienização dos equipamentos, redução da quantidade de alunos por aula/sessão de treinamento, obrigatoriedade de máscara, estabelecendo horários específicos para prática (05:00h ás 10:00h e das 18:00 ás 22:00h), entre outros. Nessa ocasião, esclarecemos, desde já, que todos os profissionais das áreas envolvidas estão à disposição de minuciosa fiscalização para assegurar o fiel cumprimento das normas supracitadas.
Por fim, reiteramos que a presente solicitação de liberação dos Centros de Treinamento e Escolinhas e prática do Vôlei de Praia não objetiva o lazer especificamente, mas sim a manutenção da saúde física e mental de alunos, práticantes e atletas, bem como a preservação da autonomia financeira dos profissionais de educação física envolvidos, pois muitos não são elegíveis para recebimento do novo auxílio municipal e emergencial.