Solicitação de Reabertura das Igrejas Católicas de Sertãozinho

Destinatário: Todos

Solicitação de Reabertura das Igrejas Católicas de Sertãozinho

Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito de Sertãozinho, WILSON FERNANDES PIRES FILHO,

Nós católicos residente nessa comarca de Sertãozinho, representando mais de 68.000 mil fieis de acordo com o último senso de 2010, vem por meio desta, expor e solicitar o que segue:

Diante da situação que o Brasil está enfrentando na luta contra o coronavírus, e;

CONSIDERANDO que as igrejas são locais de acolhimento de pessoas aflitas;

CONSIDERANDO que as igrejas são parceiras do poder público e prestam relevantes assistências tais como: emocional, psicológica e espiritual à todas as pessoas, principalmente aos mais necessitados e às pessoas mais humildes, nos locais mais diversos, inclusive naqueles onde não há sinal de internet ou onde as pessoas não possuem aparelhos de telefone celular;

CONSIDERANDO que as igrejas são lugares onde muitas pessoas chegam desesperadas, em busca de uma ajuda urgente;

CONSIDERANDO a busca constante, principalmente nos últimos dias, de assistência religiosa, por pessoas completamente desorientadas, tomadas pelo pânico, temendo desemprego, com medo da morte, ou seja, apavoradas e desesperadas;

CONSIDERANDO que as igrejas de portas abertas são locais onde os padres, os líderes religiosos que estão ali, prontos para prestarem socorros espirituais e conforto através da Santa Celebração Eucarística e da Palavra de Deus, neutralizando o medo e o pânico. Portando, dando o alívio e paz para quem se socorre nas igrejas;

CONSIDERANDO que as igrejas possuem a capacidade de reacenderem a esperança na população, sentimento crucial neste momento tão incerto;

CONSIDERANDO a existência de diversos casos em que as igrejas prestam assistência às pessoas com depressão e ansiedade, inclusive aos que já tentaram suicídios;

CONSIDERANDO a participação dos fiéis de forma voluntária, com a divulgação de instruções para prevenção e combate à disseminação do novo coronavírus;

CONSIDERANDO que Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 9 a 2, que prefeitos podem decretar e permitir a realização presencial de missas e cultos na pandemia seguindo todos os protocolos de segurança.

Solicitamos, por meio desta petição eletrônica, a Prefeitura de Sertãozinho:

a) autorização para abertura das igrejas com a realização presencial de missas, para prestar assistência religiosa e social aos fieis necessitados, sempre com as cautelas de distanciamento e sem aglomerações;

b) o reconhecimento da assistência religiosa prestadas pelas igrejas no rol de serviços essenciais à população, bem como a inclusão das igrejas nas listas de serviços essenciais.

Certo de que as nossas solicitações serão atendidas, fazemos votos de considerações.

Imaculado Coração de Maria, Rogai por nós!