Pela remuneração adequada dos Médicos Residentes no combate à COVID-19 do estado de São Paulo

Destinatário: Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Os serviços de saúde do estado de São Paulo se vem assolados pela perseverança da pandemia de COVID-19. Os diversos níveis de atenção em saúde encontram-se engolfados pela doença, com boa parte, se não toda sua força de trabalho, voltada para esse fim.
Dessa maneira, os médicos residentes encontram-se na linha de frente dos mais variados cenários de combate. Desde os postos de saúde até centros quaternários, essa categoria, muitas vezes relegada pelos suas próprias coordenações, compõe um importante setor para o funcionamento desses locais.
O combate à pandemia para os médicos residentes tem, ademais, uma face adicional: o caráter acadêmico de seu vínculo se esvai no ínterim da atuação contra o COVID. Futuros cirurgiões não aprendem a operar, radiologistas são deslocados de sua área para a assistência direta, dentre muitos os exemplos dessa mudança de caráter.
Sendo assim, é fundamental, nesse cenário de desmonte do programa de residência em quase toda a sua caracterização, que, ao menos, o rendimento desses médicos seja adequado.
Solicitamos à Secretaria de Saúde do estado de São Paulo, o mais rico da federação, que complemente a bolsa dos médicos residentes no valor de R$1.200,00 adicionais. Dessa forma, o desempenho dos residentes será, de fato, reconhecido e seu trabalho, então, dignificado.