Abaixo-Assinado "Pela Substituição da Sra Secretaria de Saúde do Município Caetité

Destinatário: Aos Excelentíssimos Senhores Vereadores da Câmera Municipal de Caetité

Os cidadãos brasileiros abaixo-assinados, residentes em nosso município de Caetité, solicitam que Vossas Excelências, substitua a atual Secretária de saúde, a Sra. Verônica Pereira Batista Barbosa no intuito de que a grande maioria da população, conforme as assinaturas de manifestação colhidas neste documento, encontram-se descontentes com os serviços prestados por esta secretaria, na atual gestão da referida Secretária. Esta solicitação vem de encontro a várias mudanças, que de alguma forma, dificultou o atendimento na rede publica, deixou vários serviços em filas de esperas inimagináveis, pacientes nos hospitais públicos da cidade, com atendimento limitado, e também, a denuncia, sobre uma suposta irregularidade no cronograma da vacinação contra a Covid-19, em que a mesma e demais pessoas próximas, é acusada de se beneficiar com a aplicação da primeira dose da vacina. Deixando inúmeras pessoas que estão no grupo de vacinação prioritária, sem as doses, causando uma situação sem precedentes para os munícipes de Caetité.

O Sistema Único de Saúde, o famoso SUS, foi criado a partir da Constituição de 1988 quando concedido aos cidadãos brasileiros o direito à saúde. O SUS é um sistema público de saúde, que tem como preceito o acesso integral, universal, igualitário e gratuito para toda a população brasileira. Os cidadãos devem ter acesso integral a todos os serviços oferecidos pelo SUS, que vão desde exames básicos até cirurgias complexas, passando é claro, por consultas eletivas e de especialidades médicas.
Além do atendimento básico, com consultas, exames médicos e internações, o SUS também deve trabalhar de maneira preventiva e também campanhas de vacinação entre outras ações.

Existe uma divisão de responsabilidades entre os três poderes: Federal, Estadual e Municipal. Cada um tem as suas funções, os seus limites de atuação, mas o ideal para o funcionamento do sistema de saúde nas cidades é a gestão conjunta de todas essas esferas.
A Prefeitura é o principal órgão responsável pela área da saúde. O prefeito e a equipe de gestão dos serviços, pela Secretaria Municipal de Saúde, que são os responsáveis pelas ações e serviços de saúde naquele local. Logo, tanto as criações de políticas públicas municipais.

Ocorre que a saúde pública do município de Caetité, na atual gestão, vive um caos desde a entrada da nova Secretária, e vem sofrendo com o caos instalado desde então.
Devido às observações feitas e de acordo com a descrição anterior solicitamos apreciação do abaixo-assinado constante nesse documento, onde as populações descontentes com a Gestão da Secretaria Municipal de Saúde assinam este documento e pleiteia a substituição imediata da atual Secretária desta pasta segundo as alegações apresentadas por incompetência administrativa.
Sabemos todos que esta Secretaria é uma das mais importantes para a nossa cidade, haja visto que uma grande parte das verbas usadas, provem de órgãos federais, no entanto nós, cidadãos, entendemos que a atual administração da saúde, não prioriza projetos que só beneficiarão esta população a curto, médio e longo prazo e deixa de lado todo um sistema que antes funcionava, ainda que precariamente, não levando em conta que talvez bastasse aprimorar ao invés de recriar a custos desnecessários.

Na forte e absoluta certeza de que seremos atendidos, encaminhamos este documento a Excelentíssima Câmera de Vereadores do Município de Caetité

Aproveitamos este documento e nomeamos o senhor Elias Nunes Neto, com o e-mail eliasneto521@gmail.com para sanar possíveis esclarecimentos que por ventura, possam surgir.

Caetité, 20 de Abril de 2021