#MUNICIPALIZAÇÃO NÃO

Destinatário: Todos

Um projeto sem diálogo, desrespeitando comunidades escolares e profissionais da educação. Está é a síntese do projeto mãos dadas do governo Zema, que não está dando as mãos para ninguém! Meus caros, meu nome é Herlon Eduardo. Fui Procurador Jurídico da Câmara até minha aposentadoria. Hj, deparei com uma notícia bombástica, a municipalização dos anos iniciais das escolas estaduais de nosso Município. Quando houve essa proposta no tempo do prefeito Chico Mangueira, a Câmara foi contra, tanto que o Prefeito desistiu de enviar o projeto. Conheço o projeto, pois já esteve em minhas mãos. Os projetos são copia e cola. Esses projetos, no papel, são lindos, tudo perfeito. Mas, tanto para os alunos quanto para os professores, o projeto é um desastre. Me preocupo porque tenho filho em idade de anos iniciais. O ensino estadual já é fraco, imagina-se municipalizando, onde existem cargos em comissão, imaginem. Para os servidores estaduais da educação, será um terror, irá diminuir cantineiras, secretários e professores, onde estes irão trabalhar? Se for contratados estarão na rua, se são efetivos, estarão a disposição do Estado, mas, onde? Pode ser numa cidade vizinha ou não, quem sabe no norte de Minas, onde tem falta de professores, ou vc muda de cidade ou paga transporte e no final do mês não sobra nada. Ou desvio de função, atuando em delegacia, polícia militar, fórum, presídio, ou onde o Estado te enviar. Na verdade o Estado vai fazer de tudo pra vc professor, pedir exoneração. E qual a função que exercerá no desvio? Creio que será humilhante. Não que exista profissão humilhante, mas, o professor fez curso superior e irá atuar em função que exige ensino fundamental. Mas, vc professor, pode mudar o cenário. Procure seu vereador, peça palavra em plenário, amanhã tem reunião, e façam barulho, político nenhum gosta de barulho, eles querem ficar de boa e de bem com a vida, mas, façam, porque o que interessa para político é o salário no fim do mês, mais nada. E, se vcs não manifestarem com muita pressão, não irão conseguir, pois para o Município é muito interessante, vem mais verbas, e prefeito interessa no que entra, mesmo ele sendo professor. No cargo de prefeito, ele será "enganado" pelo projeto, que no papel é lindo, e irá municipalizar, sim, os anos iniciais, digo isso, pela minha experiência. PAREM PENSEM E REFLITAM, o futuro de seus filhos e de Martinho Campos, estão em suas mãos!