RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS SÓ COM VACINAÇÃO!

Destinatário: Governo do Estado do Paraná

RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS SÓ COM VACINAÇÃO!

O Governador Ratinho Jr e o Secretário da Educação Renato Feder continuam manifestando-se pelo retorno das aulas presenciais, mesmo sem a vacinação contra a COVID-19 atingir níveis adequados de segurança.

O Governador destaca a possibilidade de retorno das aulas presenciais de acordo com as realidades e cenários de cada escola e a depender dos casos de contaminação nos municípios. Em defesa da vida, a APP-Sindicato tem insistindo na necessidade de planejamento para o retorno das aulas presenciais de acordo com os números da pandemia e do avanço do plano de vacinação. Porém, o Plano de Vacinação Nacional tem avançado a conta gotas e mesmo com a priorização dos/as profissionais da educação, por parte do governo estadual, é necessária única e exclusivamente a existência de doses da vacina.

Além do mais, o contexto, até o momento, demonstra apenas a estabilização de uma situação caótica que requer medidas de isolamento. Já são mais de 21 mil mortes e estamos próximos de 1 milhão de infectados(as) pela COVID-19 no Paraná. Uma verdadeira tragédia que não nos pode ser indiferente. A taxa de ocupação de leitos exclusivos para COVID-19 de UTI/SUS para adultos é superior a 90% a mais de um mês em todas as regiões do estado (conforme acompanhamento do Boletim da SESA). No memorial dedicado aos(as) professores(as) e funcionários(as) de escolas mortos pela COVID-19, aparecem mais de 100 nomes. A desejada vacinação está longe de ser uma realidade para a população.

Abrir as escolas nesse momento é pôr em risco a vida dos(as) estudantes, professores(as), funcionários(as) de escola e a vida de pais, mães e responsáveis. É contribuir para o aumento de casos e, infelizmente, de mortalidade. A circulação e aglomerações causadas pelo retorno às aulas impactarão no aumento de casos, conforme modelos epidemiológicos têm indicado. Haverá aglomeração na entrada e saída dos(as) estudantes das escolas e no deslocamento. Serão cerca de 500 mil pessoas entre estudantes, professores(as) e funcionários(as) circulando diariamente em todo estado.

Têm-se falado muito de protocolos e que seriam a garantia para a abertura. No entanto, as estruturas de nossas escolas e as condições sanitárias estabelecidas não são garantias de um retorno seguro. Só para se ter uma ideia, a maioria dos colégios não possuem o número suficiente de funcionários(as) nem para atender as demandas em situações normais do dia a dia escolar, já que o governo recentemente demitiu 9000 funcionários(as). Imagine numa situação de excepcionalidade pandêmica a falta que estes(as) funcionários farão.

O retorno das aulas numa condição de pandemia cujo resultado perverso tem sido empobrecimento populacional, resultado da ausência de políticas sociais, só aumentará o grau de contaminação entre os mais pobres, o que tornará o fosso das desigualdades ainda mais fundo.

Não somos contrários a volta presencial das aulas. É o que mais desejamos. Anos de formação somados aos anos de atuação que muitos de nós profissionais da educação temos, nos fazem desejosos de retornarmos ao ambiente escolar. Mas é preciso, para além de que as condições protocolares de segurança sanitária estejam efetivamente garantidas, a remissão da pandemia e que ocorra a vacinação dos(as) trabalhadores(as) em educação de imediato.

Direção Estadual da APP-Sindicato.
Curitiba, abril de 2021.