Melhoria da marcação de consultas

Destinatário: Alunos de Medicina UNFACISA

Nós alunos do curso de Medicina e atuantes nos pontos de estágios institucionais vinculados ao SUS (Clínicas Escola 1 e 2 e Hospital Universitário HELP) atentos às dificuldades dos pacientes, à necessidade da continuidade do cuidado, ao direito do acesso à saúde pública eficiente e facilitada, solicitamos à direção do Centro Universitário UNIFACISA os seguintes pontos.

1 – Melhoria do sistema de marcação de consultas, através da modernização e da inserção de um maior número de atendentes, de modo a reduzir o acentuado tempo de espera, bem como a inconveniência de que as longas demoras impossibilitem nossos pacientes de realizarem o agendamento, como também evitar a ocorrência de interrupções da ligação.

2 – Um serviço específico para conferir (dias antes da consulta) se os pacientes realmente poderão comparecer no dia marcado, atitude comum em consultórios públicos e privados, levando em conta os imprevistos advindos da infecção por COVID ou por qualquer outra razão, de tal forma que seja possível estar ciente do quantitativo de pacientes que não poderão comparecer e assim possibilitar o adiantamento de outras consultas, aumentando a efetividade do serviço de saúde e do aprendizado médico.

Estamos certos do compromisso institucional em propiciar uma melhor experiência educacional, como também de melhorar o cuidado com a saúde de uma população que em sua maioria encontra-se em situações de vulnerabilidade e precisa encontrar um melhor acolhimento, portas abertas e sem maiores dificuldades.