Abaixo-Assinado (#53534):

Ato nacional contra a falsa abolição, justiça para Yan e Bruno e para a comunidade do jacarezinho* ✊🏿 _Quinta-feira (13h), às 15h, no Atakarejo Pernambués_

Destinatário: Sociedade Civil

O Brasil atravessa uma profunda crise sanitária provocada pelo COVID-19, que já causou mais de 420 mil mortos de brasileiros, na sua maioria negros das periferias das grandes cidades. De acordo com pesquisas, pretos e pardos representam 57% dos mortos pela doença, enquanto brancos são 41%, ou seja, a chance de um negro morrer por coronavírus é 38% maior do que a de um branco.

Números alarmantes também mostram que a população negra é a mais atingida pela violência, 74% dos homicídios no Brasil foram de pessoas negras e 79% dos mortos pela polícia também eram pessoas negras.

E é neste cenário de exclusão das políticas públicas, violência e desigualdade social, que completam 133 anos da assinatura da “Lei Áurea”, na próxima quinta-feira, 13 de maio de 2021. Essa triste realidade que marca a data é considerada por nós do Movimento Negro os “133 anos de falsa abolição no Estado Brasileiro”, pois a assinatura da “liberdade” aprisionou o povo negro a uma situação ainda mais vulnerável socialmente.

*Portanto, neste dia, 13 de maio, às 15h, no Atakarejo Pernambués, em frente a Estação do Metrô, as organizações do Movimento Negro, centrais sindicais, partidos de esquerda e toda sociedade mobilizada, irão pedir Justiça para Bruno e Yan, executados cruelmente a mando do gerente do Atakadão Atakarejo, e pedir justiça para a Comunidade do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, que teve jovens executados sumariamente pelo poder do Estado com a justificativa de que era apenas uma “operação polícial”.*

Diante de tudo isso, não podemos, mas nos calar! Dia 13 de maio precisamos denunciar a falsa abolição e pedir justiça para as negras e negros que são diariamente exterminados, excluídos, marginalizados e mortos pelo descaso e preconceito praticados por quem devia garantir direitos ao povo negro: o Estado Brasileiro.

*Por uma nova política de segurança pública! Reparação já! Vacina no braço! Comida no prato! Fora Bolsonaro!*

✍🏿 *Assinam essa convocatória:*

_Operativa Estadual da Convergência Negra - Bahia_
_Circulo Palmarino_
_África900 - Centro de Referência Política_
_Movimento Negro Unificado – MNU_
_União de Negras e Negros Pela Igualdade – Unegro_
_Coletivo de Entidades Negras – CEN_
_Coordenação Nacional de Entidades Negras - CONEN_
_Agentes da Pastoral Negros – APNS_
_Instituto Reparação_
_Associação dos Moradores de Itapuã_
_Democracia Tricolor_
_Coletivo Resistencia Preta_ 
_Central Única dos Trabalhadores – CUT_
_Central dos Trabalhadores e trabalhadoras Brasileiros – CTB_
_União Geral dos Trabalhadores – UGT_
_Partido Comunista do Brasil – PcdoB_
_Partido dos Trabalhadores- PT_
_Partido Socialismo e Liberdade – Psol_
_Bancada do Feijão._

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.