Abaixo-Assinado (#53572):

URGENTE assembleia junho

Destinatário: Conselho Deliberativo Sogipa

Caros Conselheiros,

Quando adquirimos um título patrimonial do clube, ou simplesmente nos associamos, o propósito era ter um refúgio de paz e tranquilidade que trouxesse mais qualidade de vida e segurança para nós e nossos familiares.

Fizemos amizades, criamos vínculos com departamentos, transformamos o clube em uma extensão do nosso lar. No clube festejamos nossas conquistas em seus salões, vivemos bons momentos nas áreas de lazer, reforçamos nosso círculo social nos eventos...Um oásis abençoado no meio de Porto Alegre. Uma pausa na rotina muitas vezes frenética em uma das melhores localizações da cidade.

Para muitos de nós não era segredo que haviam alguns contratempos financeiros, necessidade de chamada extra, acontecimentos externos que afetavam economicamente o clube, assim como toda a economia do país. Porém não poderíamos imaginar nem de perto tudo que veio à tona com a possibilidade de venda de área. E mais grave que isso: talvez tudo que veio a luz até o momento seja apenas a ponta do iceberg.

Descobrimos um sistema sórdido de manutenção do poder, onde o sócio não tem voz.

Descobrimos uma gestão totalmente apartada dos sócios, fechada em torno de si.

Descobrimos uma gestão marcada por uma sucessão de más decisões não questionadas por vocês, nossos representantes.

Descobrimos que os poucos representantes que levantavam a voz em nome dos sócios eram isolados e afastados, para evitar qualquer oposição.

Descobrimos escândalos abafados envolvendo diretoria, conselheiros, diretores de departamentos, etc.

Descobrimos que ABSOLUTAMENTE NADA foi feito para chamar à responsabilidade aqueles que compraram de modo irregular as casas que alavancaram a dívida. Irregular sim, pois foram compradas após incêndio, sem dinheiro em caixa e sem aprovação do conselho. Um restrito grupo de pessoas atuou como proprietários do clube, impondo sua vontade e levando ato já consumado para a aprovação daqueles que deveriam decidir.

Descobrimos perplexos a total falta de compostura moral ao negociar a venda de área com a mesma empresa que vendeu superfaturada as casas em uma transação que tinha por finalidade impedir que o mesmo grupo econômico que agora ficaria com parte inestimável do clube as adquirisse.

Levamos um choque de realidade quando a venda foi apresentada como um departamento contra o clube, como se a área não integrasse um patrimônio que foi aos poucos destruído pela atual gestão que se perpetua A MAIS DE 20 ANOS na direção do clube, apenas tocando as mesmas peças em diferentes cargos sob os olhares de vocês, nossos representantes, que nada fizeram para oxigenar e profissionalizar essa gestão que nos arrastava para o precipício.

Tomamos conhecimento de diversas atividades e departamentos históricos que foram enfraquecidos, fechados ou convidados a se retirarem do clube pela escolha de poucos em detrimento do todo. E tristemente vimos que muitos se realocaram com sucesso em outros clubes.

Nosso clube, tradicionalmente alemão, não tema mais banda, pois esta está em outro local. A esgrima se retirou e faz sucesso em outro clube. O vôlei teve que fazer panelaço para sobreviver, o punhobol nem sequer contemplado foi no vídeo dos departamentos esportivos em claro desrespeito, o grupo escoteiro mais antigo do Brasil que é ovacionado em todo o território nacional é tratado com demérito dentro de sua própria casa, e por aí vai.... bocha... eventos que geram mais despesa que receita...esporte de alto rendimento gastando bem acima do patrocínio, sugando o caixa do clube em detrimento às melhorias para os sócios. Na mídia os holofotes voltados para a política e para o esporte, pintando um quadro aquém da realidade que existe dentro do clube que a muito não renova e não agrega valor para aqueles que de fato sustentam o clube: OS SÓCIOS!

Fomos apresentados aos mutuantes, até então situação desconhecida para a maioria de nós, em uma gestão que claramente preza pela falta de transparência. Perplexos percebemos que os documentos que totalizam a maior dívida do clube são um segredo de estado que nem vocês, Conselheiros e nossos representantes tem acesso. E pior ainda, que talvez essas pessoas, que ninguém sabe quem são, apesar de muitas vezes solicitada a informação, podem ser membros que votam e decidem o destino do clube em claro conflito de interesses.

Descobrimos uma “sociedade secreta” dentro do clube: o CONSELHO SUPERIOR! Que manda e desmanda e apresenta o que deseja que seja aprovado ao órgão que deveria ser soberano no clube, mas que a muito permitiu-se perder sua soberania para este casto grupo que faz reuniões privadas em claro desrespeito ao estatuto.

Percebemos com tristeza o Ministério Público acolher mais de 20 denúncias contra o clube, documentos constrangedores virem à tona, a mídia escancarar nossa falta de gestão e mais de 600 titulares se reunirem para dizer basta! Para perguntar cadê vocês membros do Conselho Deliberativo? Por que permitiram em quase total omissão que a situação chegasse a este ponto? A cada dia novos fatos surgem, novas situações “abafadas” vem à tona, a cada dia vemos nossa esperança esmaecer.

Onde estão vocês, sócios como todos nós que aceitaram a nobre missão de nos representar e defender os interesses da coletividade? Como aceitaram coletivamente por anos submeter-se dessa forma? Em que momento abriram deliberadamente mão de nos representar?

Podemos chegar à conclusão de que vocês, assim como nós se sentiram dando murro em ponta de faca. Sentiram a crença em dias melhores diminuindo a cada atitude malfadada que não gerava consequências e acabava “em pizza”.

Mas não é verdade! Mais de 150 anos de história não podem se perder dessa forma. Vocês, membros do Conselho Deliberativo que ainda acreditam em uma nova Sogipa saibam que não estão mais sozinhos. Hoje vocês possuem uma legião de sócios que caminham ao lado de vocês e que não desistirão de lutar pelo clube, lutar pelo seu patrimônio e pela sua história.

As perguntas feitas, os esclarecimentos solicitados e a imposição de uma gestão transparente não serão esquecidas. Cobraremos diariamente, estaremos em cada reunião e assembleia e nos certificaremos de que desta vez não acabará em “pizza”.

Porém isso só poderá ser feito se unirmos força em prol de um único objetivo: o bem comum. Não há mais espaço para segredos, melindres e constrangimentos sociais. Se não mudarmos agora, não haverá futuro.

Neste momento, pedimos encarecidamente: NOS REPRESENTEM DE FATO. Acatem a vontade da maioria, acatem a vontade das pessoas que vocês representam.

Temos dois pedidos de suma importância que poderão representar a sobrevivência do clube:

1º) VOTEM NÃO no item 4 da convocação “Autorizar a diretora executiva a tomada de recursos financeiros até 31 de dezembro de 2021, de acordo com as necessidades evidenciadas no orçamento de 2021, na forma da letra q do Artigo 29 do Estatuto da Associação.” O clube está em grave dificuldade por consequência de uma sucessão de gestões mal sucedidas, com decisões sem transparência e com graves efeitos colaterais. A pandemia agravou a situação que já era critica, mas não pode servir de cortina para cobrir o real motivo que nos levou até aqui. Diante disso, entendemos que cada vez que o clube tiver que contratar empréstimos, alienar ou vendar algo o assunto deve passar individualmente para análise. Não se pode dar um cheque em branco para a diretoria até o fim de 2021.

2º) PEDIMOS QUE ELEGAM A CHAPA 2 para o Conselho Deliberativo e que na próxima eleição mudem também radicalmente a diretoria do clube.
Se isso vai resolver o problema? Não sabemos! Podemos estar simplesmente trocando 6 por meia dúzia, e se isso acontecer, saibam eles, integrantes da CHAPA 2 que estaremos ali para cobrar as propostas apresentadas.
Mas neste momento podemos ter certeza de uma coisa: eleger novamente uma chapa apresentada pela situação, do mesmo grupo de pessoas que lidera malfadadamente o clube por duas décadas não é mais possível.
A CHAPA 2 é um sinônimo de renovação, de possibilidade de clareza, de mudança estatutária, de resposta às perguntas ignoradas, de oxigenação de uma gestão que a muito está na UTI.

Nunca houve na história do clube um movimento desta magnitude praticamente implorando por mudanças e por transparência. É notório que como está não tem mais como continuar. Se o mesmo grupo for eleito e permanecer podendo mandar e desmandar no clube, este está fadado ao fim! Para muitos será a pá de cal no fio de esperança que ainda resta e acabarão por se retirar do clube. Para a Sogipa, a condenação de perpetuar a situação de decadência em que se encontra.

Se o cenário não mudar radicalmente pelas mãos daqueles que tem o poder para isso, que são vocês conselheiros através do voto representativo, teremos apenas duas opções possíveis pela frente: nos retirarmos do clube ou lutar por ele constituindo uma associação de sócios para requerer judicialmente a exoneração da Diretoria e do Conselho.

Essa carta está sendo assinada virtualmente pelos sócios e vocês poderão acompanhar a evolução da adesão no link recebido junto com a carta.

Será encaminhada a todos os membros do Conselho Deliberativo, sem exceção.

Será amplamente divulgada nos grupos de associados e redes sociais.

Será encaminhada à mídia, para demonstrar que estamos unidos, lutando pelo nosso patrimônio histórico, cultural e financeiro. E que a vontade de poucos não irá se sobressair à soberania da maioria.

Por favor, nos representem!

Votem pela renovação!

Votem SIM PARA A CHAPA 2!

Votem NÃO para O ITEM 4 DA ORDEM DO DIA, conforme convocação.

A hora de fazer uma nova Sogipa é agora!

Nem um metro a menos
Somos todos Sogipa

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.