Abaixo-Assinado (#53602):

CARTA DE APOIO AO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA INTEGRADA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE DE CURITIBA

Destinatário: A quem interessar possa

Por meio desta carta, nós, preceptores desse Programa, desejamos expressar, por livre e espontânea vontade, nosso apoio à Residência e Medicina de Família e Comunidade, bem como aos nossos representantes e coordenadores Joseane Maria Andrade Mouzinho de Oliveira, Francisco Mouzinho, Daiane Pazin, Livia Sissi e Bruno Bizinelli.

Há mais de um ano, o cenário de pandemia do COVID-19 tem provocado mudanças drásticas nas rotinas pessoais e de vários serviços prestados à comunidade, no Brasil e no mundo, entre eles o setor de saúde e de educação, aos quais daremos destaque. Devido a esse contexto, escolas e universidades necessitaram reorganizar e reinventar seus métodos de ensino. Serviços de saúde precisaram fechar ambulatórios ou trocar setores de função temporariamente, o que acarretou em mudanças também nas residências médicas. Muitos residentes de outras especialidades não conseguiram finalizar suas residências, por não terem conseguido vivenciar aquilo a que se propuseram a aprender durante suas residências, para alcançar o título desejado. As mudanças também afetaram, ainda que em menor grau, a residência de Medicina de Família e Comunidade. Unidades de Saúde, nosso principal campo de atuação, precisaram ser fechadas, em Curitiba, e algumas transformadas em Unidades de Pronto Atendimento ou de atendimento apenas a casos de COVID-19. Teve de haver reprogramação de estágios e do formato das aulas (de presencial a virtual), além de realocação de profissionais, preceptores e residentes. Porém, apesar das mazelas impostas pela pandemia, a Residência de Medicina de Família e Comunidade de Curitiba não tem deixado de cumprir com seus objetivos e sempre houve o máximo esforço, por parte dos coordenadores e preceptores para manter a qualidade do ensino-aprendizagem dos residentes, para que não haja prejuízo, ou ele seja o menor possível. A idéia norteadora, tem sido a de que os residentes tenham uma nova vivência, que possa, em vez de prejudicá-los, contribuir para sua resiliência e boa prática profissional, possibilitando que tenham na bagagem aquilo de que necessitam para conseguirem ser bons médicos de família e comunidade.

A Medicina de Família e Comunidade é uma especialidade ampla, em que o profissional deve estar preparado para atender o indivíduo, a família e a comunidade, fazer pequenos procedimentos, visita domiciliar, saber trabalhar em equipe e lidar com algumas emergências e imprevistos. O atendimento se destina a crianças, adultos, idosos, gestantes, puérperas e pessoas com alteração da saúde mental. O profissional precisa de muito preparo para se comunicar adequadamente com aqueles que irá atender e com quem irá trabalhar. Justamente por isso, os preceptores têm tentado, por orientação da coordenação, manter o ambiente necessário para a satisfação desses quesitos, mesmo que o funcionamento das instituições não esteja normal. Nesse programa de residência, entendemos que o profissional precisa ser amparado para o pleno aprendizado e experimentação da teoria e que os processos que permeiam o ensino e o aprendizado envolvem também a atenção ao contexto de cada um, num caminho zeloso e humano, pautados em nossos valores de ética, compaixão e cuidado com o próximo. Valorizamos sempre o diálogo entre preceptores e coordenadores e entre preceptores ou coordenadores e residentes, buscando sempre as melhores soluções para os problemas, dentro do que é viável. Acreditamos que tem havido respeito aos valores citados e diálogo nas situações necessárias, por parte da coordenação dessa residência e parabenizamos a todos os envolvidos no orquestramento de ações que têm nos levado a uma Residência de excelência.

Atenciosamente,

Preceptores da Residência Integrada de Medicina de Família e Comunidade de Curitiba- Instituições SMS Curitiba (FEAES), HC (UFPR), PUC-PR, UP e FPP
Curitiba, Paraná

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.