Solicitação de aulas extras sobre minorias, diversidade e inclusão - pós graduação PUCRS

Destinatário: Coordenação do curso Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global da PUCRS

À coordenação do curso de pós-graduação em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global da PUCRS e a quem mais possa interessar,

Os alunos abaixo assinados, matriculados no curso de pós-graduação em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) , se valem do presente para solicitar aulas extras sobre as temáticas minorias, diversidade e inclusão, visto que as mesmas não foram devidamente contempladas na disciplina disposta para tal ("Minorias, Diversidade e Inclusão") e se fazem essenciais para uma formação completa e eficiente no campo dos Direitos Humanos.

A solicitação acima é resultado de um descontentamento coletivo referente ao conteúdo abordado nas três aulas da disciplina "Minorias, Diversidade e Inclusão", ministrada pela convidada Mary Del Priori e pelo profesor Draiton Gonzaga. Na aula 01, ministrada por Mary Del Priori, a contextualização das questões de gênero e raciais, apesar de interessante, é feita de forma muito abrangente e pouco aprofundada, o que parece derivar do tempo limitado à ela disponibilizado - uma vez que a aula contém apenas três partes, enquanto as demais aulas do curso possuem quatro, mais curtas do que as seguintes, oferecidas na própria disciplina, e as anteriores, de outras disciplinas. Já as aulas 02 e 03, ministradas por Draiton Gonzaga, parecem desalinhadas com o próprio nome da disciplina, uma vez que se concentram, principalmente, em abordagens teórico-filosóficas sobre o conceito de pessoa humana, adentrando muito mais o espetro da igualdade e sugerindo uma continuação à disciplina "Que(m) é o ser humano", também ministrada pelo professor, disponibilizada anteriormente no curso. Além disso, atenta-se para o fato de que os últimos slides utilizados por Draiton Gonzaga na aula 03 são idênticos aos apresentados pelo professor Elias Grossmann, na primeira disciplina do curso, "Direitos Humanos: o que (não) são".

A mencionada insatisfação já foi manifestada - à equipe da PUCRS diversas vezes por meio dos fóruns de discussão da disciplina "Minorias, Diversidade e Inclusão" e, também, ao coordenador do curso, Leonardo Agostini, à Marina Pitol, do uoledtech, e ao Núcleo Pedagógico EDUCOM, por email - e indevidamente atendida. Todas as respostas às reclamações são vagas, pouco explicativas, padronizadas, referindo-se à conteúdos de disciplinas não pertencentes ao mencionado curso de pós-graduação (como "Ética e Direitos Humanos" e "Sociologia, princípios teóricos e fundamentos sociais") e/ou inflexíveis quanto aos pedidos de revisão do conteúdo disponibilizado.

Sendo assim, os abaixo-assinados reiteram a necessidade de aulas extras que abordem as temáticas minorias, diversidade e inclusão de forma específica, especializada, aprofundada e coerente para com questões/situações contemporâneas.