REQUERIMENTO DE RECONHECIMENTO DE ASSOCIAÇÃO PRIVADA DE FIÉIS

Destinatário: S.E.R.D. Romualdo Matias Kujawski, Bispo Diocesano de Porto Nacional

À
S.E.R.D. Romualdo Matias Kujawski
Bispo Diocesano de Porto Nacional
Requerimento 01/2021

Excelência Reverendíssima,

O Apostolado Padre Luso é uma pagina no Instagram criada em 24 de julho de 2020 com a finalidade de tornar mais conhecida a figura ilustre de Pe. Luso de Barros Matos, sacerdote diocesano do clero de Porto Nacional, falecido em odor de santidade em 03 de agosto de 1987 e proporcionar momentos de oração através de lives pela própria rede social.
Em pouco tempo, a pagina alcançou mais de 500 seguidores e hoje conta com mais de 1000 seguidores, com uma boa parte participante assiduamente dos diversos momentos diários de oração, sobretudo do santo terço. Por este apostolado, descobrimos familiares do padre Luso e inúmeros devotos espalhados por diversas cidades do Brasil.
Ciente e de pleno acordo e comunhão com o que prescreve o cânon 298 §1, e tendo como objetivo, promover iniciativas de evangelização, exercício de obras de piedade e caridade, animação da ordem temporal com espirito cristão, e fomentar a fama já existente de santidade de Pe. Luso de Barros Matos, observando as legislações vigentes no Código de Direito Canônico e na Instrução Sanctorum Mater da Congregação para a Causa dos Santos a cerca das disposições dadas por S.S. Urbano VIII e demais legislações concernentes à Causa dos Santos, NÓS ABAIXO ASSINADO, membros deste apostolado, viemos por meio desta, requerer de Vossa Reverendíssima, o reconhecimento do Apostolado Padre Luso como Associação Privada de Fiéis de Direito Diocesano.
As disposições prescritas no Cân. 304 e os Cânones de 321 a 326 estão contidas e observadas em nosso estatuto que segue anexo a este requerimento.
Sem mais para este, rogamos de Deus Trindade as bênçãos necessárias para seu ministério episcopal a frente desta diocese centenária, por intercessão de Nossa Senhora das Mercês.
Porto Nacional, ____ de _____de 2021

Zulmira Gonzaga Cardoso