MULHERES COM CÂNCER TEM DIREITO DE RECEBR PROTESES DE MAMA.

Destinatário: SESPA ( SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARÁ Ouvidoria@sespa.pa.gov.br Secretário: Romulo Rodovalho Gomes E-mail: gabinete.sec@sespa.pa.gov.br

Sabemos que o tratamento de câncer é longo e doloroso, também pode causar ansiedade e/ou depressão, além, da mudança do corpo após a mutilação pela mastectomia, a deformidade mamária afeta a feminilidade e a autoestima da mulher, tendo em vista, uma qualidade de vida fragilizada para as pacientes. Logo, a esperança é sobreviver à doença e contar com opção para um corpo remodelado a partir de reconstrução da mama que é ofertada pelo SUS.                       A mastectomia é um procedimento cirúrgico para remoção de uma ou ambas as mamas, e pode ser feita a reconstrução com prótese no memento da cirurgia, ou depois do tratamento de câncer. Haja vista, a preservação da auto imagem da mulher e proporciona um processo de reabilitação menos traumático, entretanto essa técnica não é oferecida às pacientes da UNACON de Tucuruí, o que as leva mudader de cidade par realizar o procedimento. Portanto, é com urgência que a SESPA ( Secretaria de Estado da Saúde do do Pará) atenda às necessidades dessas guerreiras que lutam contra a doença e o receio da mutilação.
      Sendo assim, nós, cidadãos abaixo-assinados, reivindicamos juntos à Secretaria de Estado da Saúde do Pará, que coloque em prática a lei de número 12.803/2013 na Unidade de Alta complexidade em Oncologia da cidade de Tucuruí no Pará, em que garante a reconstrução de mamas de mulheres mastectomizadas, essa lei declara que a paciente tem direito a realizar o procedimento através do SUS imediatamente após a retirada do tumor, se houver condições clínicas.