Manifesto por Mudanças no Estatuto do Partido Verde

Destinatário: nacional@pv.org.br, julioverde@uol.com.br, mendeselenira@gmail.com, menezessandra@bol.com.br, cavalcante@uol.com.br, pvamapa@bno.com.br, deputadomandi@uol.com.br, elianepv43@yahoo.com.br, deputado.angelusfigueira@aleam.gov.br, everaldofarias@hotmail.com,

Com o avanço do processo republicano no Brasil, ficou instituído que o processo democrático eleitoral garante a todos - inclusive aos analfabetos - constitucionalmente o direito de escolher presidente, senadores, deputados, governadores, prefeitos e vereadores pelo voto direto e intransferível.

Logo, o problema então se transfere para dentro do Partido Verde, ao perguntarmos: como podem os nossos filiados aceitarem uma cidadania de segunda, internamente, quando já se conquistou a cidadania plena em todos os canais públicos de representação política no mundo externo as organizações partidárias?

Parece existir uma concordância geral, algumas mais veladas e caladas do que outras, mas existentes e pulsantes, entre os membros das bases do Partido Verde quanto à necessidade de maior participação direta nos destinos do partido. Ou seja, uma querência de maior democratização das instâncias decisórias, por meio da legitimidade do voto direto de cada um.

Mas como fazê-lo? Foi assim que surgiu a idéia de um abaixo assinado das bases do partido, encaminhando o desejo de que seja implementado no “Estatuto do Partido Verde” a instituição das eleições livres e diretas para as escolhas de dirigentes em todas as nossas instâncias representativa, visando o processo de participação ativa e de oxigenação dos dutos decisórios.

É um movimento para agregar valor ao que já está sendo feito, o processo de "Refundação”. É simples, democrático e perfeitamente factível.

Um militante expressou esse desejo com a seguinte equação: 1 filiado = 1 voto.

Se você concorda com essa reivindicação, participe desse movimento, assinando solidariamente esse manifesto, que será direcionado ao Conselho Nacional do Partido Verde.

Saudações Verdes.