Abaixo-Assinado (#5406):

não à privatização e à construção de espigões no Cais do Porto, POA/RS

Destinatário: população de Porto Alegre

URGENTE: Dia 21 será votada na Câmara de Vereadores de Porto Alegre a aprovação do projeto que cederá áreas do CAIS DO PORTO para construção de hotel e prédio de escritórios, incluindo um prédio de 100m de altura.
É chamado de projeto "de revitalização" para o Cais do Porto.
Diga não a esse projeto!

Apesar de que há anos realmente o Cais do Porto precise ser revitalizado, o atual projeto prevê construções de prédios de escritórios e hotel que AVANÇAM PARA DENTRO D'ÁGUA, em uma parceria "público privada", trazendo um ar de Dubai prá Porto Alegre.

Ou seja, será diferente de outros lugares que recuperaram sua orla, e os prédios altos ficam do outro lado da Rua e não diretamente na beira, pelo motivo óbvio de que quem está no passeio a beira-mar ou rio quer desfrutar da paisagem sem obstruções. E se os prédios estão nas suas costas eles não atrapalham a visão, óbvio.

O nosso cais já tem um belíssimo passeio na beira do Guaíba, calçado com as pedras pisadas de história. E já há uma ocupação legalcom a bienal e a feira do livro.
Ele só precisa ampliá-la, com uma ocupação inteligente dos galpões que lá existem, aos moldes do Puerto Madero em Buenos Aires.
Em Paris não tem nenhuma destas monstruosidades na orla do Sena.
Um de seus encantos é um plano diretor que não permite construções fora de determinados padrões de altura.
Inclusive há um bairro destinado aos espigões, que estão todos lá e só lá.

Em Barcelona há indignação pela recente construção de um hotel (o "hotel vela") na beiríssima da orla, como o planejado por aqui, enfeiando a vista pra imensidão do céu e mar.
Conseguiram lá burlar a lei (semelhante àquela daqui que provocou a destruição do Bar Timbuca e o desalojamento da Vila Cai-cai). E agora que já está lá, fica muito mais difícil que consigam tirar.
Não queremos a mesma atrocidade na vista para o Guaíba, e depois de aprovado e começado talvez não tenha mais como voltar atrás.

Assim, esse abaixo-assinado é contra a privatização de áreas do cais do porto (para a construção de hotel, duas torres de escritórios e shopping) e contra a construção de espigões na beira do Guaíba.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.