Pela melhoria das condições de trabalho do Pessoal Docente nas instalações provisórias da EB2,3 Garcia d'Orta, Castelo de Vide, no próximo ano letivo 2021-2022

Destinatário: Pessoal Docente

Ao Senhor Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide

Às entidades que integram o Conselho Geral

Como é do conhecimento de todos, a atividade letiva e não letiva na EB2,3 Garcia d'Orta decorre desde finais de maio em contentores, situados na zona do campo de jogos exterior, na mesma escola.

Os vários contentores encontram-se em zona descoberta (incluindo os contentores WC) e destinam-se quase todos à atividade letiva com as diferentes turmas.

Existe depois 1 (um) contentor multiusos, que funciona como: Bufete, Sala de Alunos, Sala de Professores, Sala de Pessoal Não Docente e sala de Isolamento COVID, o que, de forma inequívoca, não garante as condições necessárias para os diferentes usos identificados e não permite o desenvolvimento do trabalho não letivo do Pessoal Docente, em condições mínimas exigíveis, quer por falta de lotação/espaço disponível, quer por ocupação por parte de alunos, pessoal docente e pessoal não docente.

Assim, nós, abaixo-assinados, manifestamos a imperiosa necessidade de garantir pelo menos mais 1 contentor desde o início do próximo ano letivo (1 de setembro 2021) para trabalho não letivo, específico para Pessoal Docente, considerando a descrição das condições antes mencionadas, bem como a adequada cobertura do espaço exterior ocupado pelos contentores, incluindo WC, de modo a minimizar o impacto do calor, da chuva e do frio e do vento, permitindo amenizar o impacto negativo das condições descritas no quotidiano da comunidade escolar (Alunos, Pessoal Docente e Pessoal Não Docente) ao longo do próximo ano letivo.

Para tal, vimos requerer a V.ª Ex.ª e a todos os elementos/entidades que integram o Conselho Geral, o máximo empenho na resolução do problema, para que sejam desenvolvidos os necessários procedimentos com vista à resolução atempada dos constrangimentos descritos e já sentidos por toda a comunidade escolar desde finais de maio do corrente ano letivo. Esta preocupação já foi reportada, diversas vezes, pela Diretora do Agrupamento de Escolas, e em reunião entre a mesma, o Presidente do Conselho Geral e o Presidente da Câmara Municipal.