Solicitação de Brinquedos acessíveis nos parques e praças do Estado da Paraíba

Destinatário: Governador da Paraíba e Prefeitos

Como mãe de uma criança com paralisia cerebral e representando as mais de 390.805 famílias de pessoas com deficiência motora na Paraíba (dados do Censo Demográfico 2010) venho pedir a todos que façam parte desta solicitação para que sejam incluídos nas praças e parques públicos do nosso Estado brinquedos e espaços de lazer para pessoas com deficiência. Em especial, gostaríamos de solicitar que nos novos Parques Parahyba 3 e 4 sejam incluídos estas áreas e equipamentos.

O Censo Demográfico de 2010 aponta que 29,7% da população paraibana tem algum tipo de deficiência. No ranking nacional, a Paraíba ocupa o segundo lugar dos Estados que apresentaram os maiores percentuais de pessoas com deficiências motoras. São mais de 12% da população com alguma condição física que afeta o movimento e a postura. Entre as várias condições, há a paralisia cerebral que é a deficiência física mais comum da infância.

As crianças com paralisia cerebral, crianças com deficiência e/ou crianças que usam cadeiras de rodas e outros equipamentos de auxilio são inúmeras em nossa cidade e Estado. Elas existem e são muitas. Toda criança tem o direito de brincar e se divertir, cabendo à sociedade e às autoridades garantirem a ela o exercício pleno desse direito, como consta na Declaração Universal dos Direitos da Criança, mas nem sempre vemos isso no dia a dia das nossas crianças com deficiência. Há uma escassez de locais e equipamentos públicos nos parques e praças que possam garantir este direito. Nos falta equipamentos acessíveis em que elas possam brincar com segurança, autonomia,  ser incluídas e interagir com outras crianças.

Acreditamos que a Paraíba pode ser um referencial nacional na inclusão e acessibilidade de seus espaços públicos e que seja reconhecida por oferecer às nossas crianças com deficiência espaços de lazer e equipamentos acessíveis. Que na mesma proporção em que estamos de número de pessoas com deficiência, estejamos também no top do ranking em oferecer espaços públicos, brinquedos e equipamentos acessíveis.

Queremos ter a oportunidade de brincar com nossos filhos, sobrinhos e netos que possuem alguma deficiência física em nossos parques e praças.