RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS TEOFILO OTONI - MG

Destinatário: Destinatário: PREFEITURA MUNICIPAL DE TEÓFILO OTONI-MG

Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito da cidade de Teófilo Otoni-MG
Sr. Daniel Sucupira

Perante as dificuldades no enfrentamento da pandemia de Covid-19, as várias áreas abraçaram medidas visando evitar o colapso do sistema de saúde, entre estas, a suspensão das aulas presenciais nas escolas públicas e particulares.
Durante os 12 meses de combate à pandemia, avanços significativos foram obtidos no tratamento da doença, o que impediu o colapso do sistema de saúde do estado e município de Teófilo Otoni-MG.

Porém é fato notório que após mais de 1 ano do fechamento das escolas e universidades muitos efeitos colaterais desta paralisação estão vindo à tona, dentre os danos causados destacam-se ansiedade, depressão, abusos físicos, evasão escolar, problemas de aprendizado, atrasos no desenvolvimento psicomotor, exposição excessiva às telas de mídias sociais, obesidade, dentre outros, como comprova um estudo realizado recentemente pela Faculdade de Medicina da UFMG.
O governo estadual aprovou a restauração gradual e segura das atividades escolares no local, deixando a decisão para o governo municipal.

Portanto, como alunos das mais diversas áreas e graus de escolaridade, requeremos uma nota pública sobre as estratégias e ações realizadas na educação para o retorno seguro às atividades escolares e a reabertura das escolas.

Por fim, lembramos que, no que diz respeito ao direito democrático de reabertura das escolas, deve haver primeiro espaço e possibilidade: quando as escolas estão fechadas, a única opção é isolar permanentemente nossas crianças e jovens.

Confiando no altruísmo e responsabilidade que norteia V. Exa., subscrevem-se.

Teófilo Otoni, 27 de fevereiro de 2021.

Elegemos como representantes do nosso movimento:

Samuel Pereira dos Santos
CPF: 12698779683