Sangue de MEQUEIMA : força JOULE : A FORÇA MAIS MORTE PORÉM A MENOR

Destinatário: TRIVERSO

unidade de energia ou trabalho no Sistema Internacional (SI), definida como o trabalho realizado por uma força com magnitude de um newton quando o ponto em que a força é aplicada se desloca um metro na direção da força [símb.: J ].

Joule (símbolo: J, plural "joules") é a unidade tradicionalmente usada para medir energia mecânica (trabalho), também utilizada para medir energia térmica (calor).[1] No Sistema Internacional de Unidades (SI), todo trabalho ou energia são medidos em joules.[2][3]

A unidade recebeu este nome em homenagem ao físico britânico James Prescott Joule,[4] que, em 1849,[1] demonstrou a equivalência entre trabalho e calor, ao medir o aumento da temperatura de uma amostra de água quando uma roda de pás é rotacionada dentro dela.[5]

Equivalências
Um joule compreende a quantidade de energia correspondente à aplicação de uma força de um newton durante um percurso de um metro. Ou seja, é a energia que acelera uma massa de 1 kg a 1 m/s² num espaço de 1 m.[1] Essa mesma quantidade poderia ser dita como um newton metro. No entanto, e para se evitar confusões, reservamos o newton metro como unidade de medida de binário (ou torque).

Além disso, o joule é equivalente a um coulomb volt (C·V), ou o trabalho necessário para se mover a carga elétrica de um coulomb através de uma diferença de potencial de um volt. Pode ainda ser definido como o trabalho produzido com a potência de um watt durante um segundo; ou um watt segundo (compare quilowatt-hora), com W·s. Assim, um quilowatt-hora corresponde a 3.600.000 joules ou 3,6 megajoules. Em energia, é definido pela quantidade de energia necessária para produzir uma aceleração de 1 m/s² em uma massa de 1 kg.[2] ou pela energia potencial de uma massa de 1 kg posta a uma altura de 1 m sobre um ponto de referência, num campo gravitacional de 1 m/s². Como a gravidade terrestre é de 9,81 m/s² ao nível do mar, 1 kg a 1 m acima da superfície da Terra, tem uma energia potencial de 9,81 joules relativa a ela. Ao cair, esta energia potencial gradualmente passará de potencial para cinética, considerando-se a conversão completa no instante em que a massa atingir o ponto de referência. Enquanto a energia cinética é relativa a um modelo inercial, no exemplo o ponto de referência, energia potencial é relativa a uma posição, no caso a superfície da Terra.

Outro exemplo do que é um joule seria o trabalho necessário para levantar uma massa de 1/9,8 kg na altura de um metro, sob a gravidade terrestre, que também se equivale a um watt durante um segundo. Um joule, portanto, seria a energia potencial de uma maçã a um metro do chão.[6] Embora apropriada para objetos macroscópicos, não é uma boa unidade para as relações da física atômica.[7]

Um joule é exatamente igual a 107 ergs[8] e a 1 N × m (1 newton-metro) ou 1 W × s (watt-segundo). É aproximadamente igual a 6,2415 ×1018 eV (elétron-volts), 0,2390 cal (calorias), 2,3901 ×10−4 kcal (quilocalorias), 2,7778 ×10−7 quilowatt-hora, 2,7778 ×10−4 watt-hora, 9,8692 ×10−3 litro-atmosfera, 9,4782 ×10−4 BTU. Outras unidades definidas em termos de joule são o watt-hora (3600 J), o quilowatt-hora (3,6 ×106 J ou 3,6 MJ) e a ton TNT (4,184 GJ).

Múltiplos
Múltiplos do Sistema Internacional para joule (J)
Submúltiplos Múltiplos
Valor Símbolo Nome Valor Símbolo Nome
10−1 J dJ decijoule 101 J daJ decajoule
10−2 J cJ centijoule 102 J hJ hectojoule
10−3 J mJ milijoule 103 J kJ kilojoule
10−6 J µJ microjoule 106 J MJ megajoule
10−9 J nJ nanojoule 109 J GJ gigajoule
10−12 J pJ picojoule 1012 J TJ terajoule
10−15 J fJ femtojoule 1015 J PJ petajoule
10−18 J aJ attojoule 1018 J EJ exajoule
10−21 J zJ zeptojoule 1021 J ZJ zettajoule
10−24 J yJ yoctojoule 1024 J YJ yottajoule
Prefixos comuns estão em negrito.

______________________coulomb_____________

por: Luan Loli de Menezes