Abaixo-Assinado (#54579):

PELA SALVAÇÃO DO PARQUE JUQUERY

Destinatário: EXMO Ministério Público Estadual, EXMO Governador do Estado de São Paulo, EXMO prefeito de Franco da Rocha, Mairiporã e Caieiras

PELA SALVAÇÃO DO
PARQUE JUQUERY.

Nós da Sociedade Civil, viemos a público neste abaixo assinado, pedir que seja investigado e criminalizado pelo Ministério Público Estadual, os responsáveis pelo incêndio sem precedentes no Parque Estadual do Juquery, desde as causas e os causadores do primeiro foco, quanto as ações do Estado para prevenir e combater efetivamente o incêndio, pois é notório que as ações mais enérgicas do governo estadual começaram apenas na parte da tarde do domingo, quando o incêndio já acontecia desde às 9 horas.
• Exigimos que todas as causas e ações de prevenção e combate sejam apuradas.

• O incêndio atingiu praticamente 90% do Parque, o último remanescente de Cerrado da Grande São Paulo e de valor inestimável de fauna e flora, contando com dois campos de pouso, uma grande represa e outros mananciais de água, um batalhão da polícia militar em seu território e, em frente à sede; a maior escola de bombeiros da América Latina com cerca de 1000 alunos.
• Exigimos saber os motivos de apenas um helicóptero da Águia ter participado no domingo do combate ao incêndio com horário de chegada às 16 horas, sendo que a noite seria impossível sua participação.
• O Parque também não tinha EPIs suficientes para oferecer para os brigadistas e foi informado que voluntários foram dispensados por falta desses equipamentos.
• O fornecimento de água, alimentação e outros itens para os bombeiros, defesa civil, guardas ficou a cargo da população da região, o que já demonstra ausência de política de Estado.
• Exigimos saber qual foi o papel representado pelo Consórcio intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juquery (CIMBAJU) com relação ao incêndio. por que não exigiram do governo 4 ou 5 helicópteros, ou um avião para combater o incêndio? Qual o plano desse consórcio para recuperação do parque? Por que não forneceram ajuda com os EPIs?
• A extinção do Instituto Florestal pelo PL529 e a transformação deste em Fundação, pelo governo estadual, teve como consequência a diminuição de verbas e fornecimento de equipamento e materiais para combate de incêndios, vigilância, monitoramento, preservação e educação ambiental foram completamente comprometidos, o que demanda eventual dolo do Estado. Reiteramos que os funcionários e o gestor do Parque trabalham com aquilo que tem e que o processo de sucateamento do Parque nos parece ser um projeto para privatizá-lo.
• Exigimos que o Ministério Público intervenha para que seja criado um plano de contingência e vigilância de incêndios no Parque que utilize inteligência estratégica e tecnologia de ponta.
• Exigimos também que se crie um plano de recuperação de área e que coloque os órgãos de pesquisa e as Universidades Públicas do Estado para realizarem pesquisas ao nível ambiental, antropológico, biológico, botânico, social, cultural e histórico.

Assim subscrevemos:

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.