Abaixo-Assinado (#54583):

ABAIXO ASSINADO// TRÂNSITO NO LEME

Destinatário: MORADORES DO LEME

ABAIXO ASSINADO || TRÂNSITO NO LEME

Nós, moradores do Leme, assinamos esse documento para que que a Prefeitura e a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro, apresentem soluções para a total paralisia do trânsito de nosso bairro durante os finais de semana de sol.

A praia do Leme tem aproximadamente 1 km de extensão. O bairro possui apenas duas vias de entrada – Avenida Atlântica (orla) e Av. Nossa Senhora de Copacabana que desagua na Rua Gustavo Sampaio, e apenas uma via de saída – Avenida Atlântica (lado par). O trânsito fica paralisado até a confluência da Av. Atlântica com a Av. Princesa Isabel, originando outros engarrafamentos na Zona Sul.

A população do Leme cresceu muito na última década, além de ser um dos cantos de praia preferido dos cariocas. Motoristas em geral, inclusive ambulâncias e bombeiros, não conseguem entrar nem sair do Leme nos finais de semana – um cenário de aflição para os doentes que precisam ser removidos em emergência ou em casos de incêndio. Nesses fins de semana, o trânsito fica paralisado com centenas de cariocas que vêm ao bairro de carro, situação que se agrava com os veículos estacionados em fila dupla, esperando por uma vaga de estacionamento que venha a surgir e pelo intenso fluxo de veículos de aplicativo que chegam com passageiros e ficam presos no engarrafamento. Se já é difícil para os moradores estacionarem em dias comuns, nos finais de semana isso se torna impossível.

As autoridades têm sido questionadas, mas não aplicam uma solução para o problema. Em reunião no dia 16 de agosto p.p. , foram feitas algumas sugestões pelos representantes dos moradores: cones (auto operação) com agentes de trânsito; mão dupla em algumas ruas; estacionamento ou vagas “ao longo” em vez de 90º; vagas exclusivas para moradores; fiscalização de carros em fila dupla ou travando cruzamentos; articulação com Uber para ter pontos definidos para buscar e deixar passageiros; tecnologia de aplicativo para ver se há vagas no bairro com painel eletrônico na entrada avisando se há vagas ou não e previsão de engarrafamento; troca da placa de ‘proibido virar à direita’ na esquina de Av. Atlântica com Av. Princesa Isabel, dentre outras.

Por isto, os moradores, em geral, e aqueles inscritos no grupo de WhatsApp Leme News, no grupo de Facebook e Instagram Vizinhos do Leme, e na VivaLeme-Associação Comunitária do Leme, assinam esta petição para exigir uma solução para este seríssimo problema de nosso bairro.

Rio de Janeiro, Agosto de 2021







Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.