Manutenção aula online - Disciplina Seminário de Dissertação

À Faculdade UniHorizontes
A/c Prof. Drª. Caíssa Veloso

Prezados,
Tendo em vista o decreto Decreto Nº 17361 DE 22/05/2020 que “dispõe sobre a reabertura gradual e segura dos setores que tiveram as atividades suspensas em decorrência das medidas para enfrentamento e prevenção à epidemia causada pelo novo coronavírus” e do Decreto Nº 17693 DE 20/08/2021, que altera seus anexos, vimos por meio deste solicitar a reavaliação da decisão desta instituição, conforme email enviado dia 24/08/21, de retomar as atividades de forma gradativa.

Cientes de que as decisões tomadas pela faculdade prezam pelo retorno gradual, organizado e primando pelos protocolos de saúde, unanimamente, nós, alunos da disciplina de seminário de dissertação, gostaríamos de permanecer de forma online para a conclusão da disciplina iniciada na modalidade remota, tendo em vista as seguintes considerações:

1. A partir do dia 09/09 restará a conclusão de 4 (quatro) aulas que já se encontram com as atividades organizadas e planejadas para a modalidade remota sem qualquer prejuízo do aprendizado.
2. Todas as aulas programadas para tais dias são destinadas a avaliação dos projetos dos alunos em sala que é de extrema importância para todos e o uso da máscara, obrigatório, dificultaria a perfeita compreensão oral.
3. Segundo a portaria SMSA/SUS-BH Nº 0373/2021 “5.7. Caso algum aluno, professor ou colaborador apresente febre ou algum outro sintoma de COVID-19, deverá ser afastado e informar imediatamente à instituição, sendo proibido o seu comparecimento, devendo ser encaminhado para atendimento em serviço de saúde e comunicar à Vigilância Epidemiológica do Município” deve-se considerar que:
a. alguns dos alunos possuem contato direto com pessoas do grupo de risco e apesar de já terem sido vacinados, devem permanecer tomando todos os cuidados visto que as estatísticas tem comprovado a baixa eficiência de algumas vacinas.
b. alguns alunos dependem de deslocamento intermunicipal, fazendo uso de ônibus como meio de transporte o que expõe os demais colegas ao risco de contaminação
c. outros alunos, atuam na área de saúde que estão mais expostos ao contágio e podem, involuntariamente, contribuir para o aumento do risco de contaminação.
d. Em cumprimento ao item “3.1. Garantir alternativas de avaliações não presenciais aos alunos pertencentes ao grupo de risco, com comprovação médica, ou com suspeita ou confirmação de terem contraído COVID-19” cabe à escola ainda o levantamento desta condição entre os estudantes e a oferta de modalidade que preserve a saúde do aluno e a mesma não foi apresentada até o momento.
4. Conforme consta do Decreto Nº 17361 DE 22/05/2020, o item “II - avaliação das atividades, considerando o risco sanitário e o potencial de aglomeração e permanência prolongada de pessoas”. Nesse caso, estaremos expostos por quatro horas consecutivas o que aumenta o risco.
5. Algumas alunas que são mães encontram dificuldades para a participação em aula presencial, já que seus dependentes são menores e carecem efetivamente da presença da mãe para seus cuidados.

Cabe esclarecer que o pedido se limita a disciplina de seminário de dissertação, turma em andamento com previsão de conclusão para primeira semana de outubro.
Certos da compreensão por parte da Unihorizontes, agradecemos.