Abaixo-Assinado (#54743):

ABAIXO-ASSINADO PELA PERMANÊNCIA DAS AULAS EM REGIME REMOTO

Destinatário: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE SER EDUCACIONAL

Devido ao retorno das aulas presenciais no Centro Universitário do Norte - Uninorte Ser Educacional, nós, acadêmicos do curso de Letras - Língua Portuguesa, da turma UNN0480108NNA, estamos nos organizando com o objetivo de reivindicar o direito de optar pelo acesso às aulas em regime remoto (plataforma TEAMS), como vem sendo realizado desde o início da pandemia da Covid-19.
No momento, o retorno às aulas presenciais faria sentido se não houvesse outra forma de manter a continuidade da turma em regime remoto. Entretanto, passamos os últimos semestres desenvolvendo a metodologia de ensino e nos adaptando às aulas através da plataforma TEAMS, que possibilitou a proteção de nossas vidas, considerando que as aulas presenciais permitem a circulação de pessoas e, consequentemente, a propagação do Sars-CoV-2, bem como, das variantes Delta e Mu, que ainda estão em processo de investigação de seus efeitos em pacientes imunizados. Nesse sentido, não há condições de permitir que professores, funcionários e acadêmicos arrisquem suas vidas, quando existem alternativas para manter a continuidade das aulas em segurança.
A obrigatoriedade das aulas presenciais não garante o retorno com segurança, ainda que a Instituição de Ensino Superior adote todas as medidas recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), pois o percurso foi um fator, notoriamente, desconsiderado durante a decisão do retorno, se refletirmos acerca da situação da maioria dos acadêmicos, que utiliza o transporte público para realizar o trajeto até a faculdade. Por esse viés, não faz sentido promover a sanitização e uma rotina de limpeza, quando, ao mesmo tempo, expõe ao risco de contaminação em transportes coletivos lotados, que impossibilitam que os protocolos sanitários sejam seguidos por seus usuários.
Vale ressaltar que as medidas adotadas pela instituição são válidas, contudo, são insuficientes e não garantem a segurança, considerando que apenas uma parte das pessoas envolvidas no retorno às aulas presenciais está imunizada. Outro fator que deve ser considerado de risco é a possibilidade de acadêmicos, professores ou funcionários transmitirem o vírus para seus familiares, tendo em vista que cada um possui diferentes realidades, tanto na questão da saúde física, como da imunização com duas doses da vacina.
Explicitamos nosso descontentamento não com o retorno às aulas presenciais, mas com a obrigatoriedade de retorno geral, tendo em vista que uma parcela dos acadêmicos aponta dificuldades de adaptação e de acesso às aulas on-line, contudo, para resolver tais dificuldades, outros acadêmicos e seus familiares são colocados em risco desnecessário, por estarem aptos a continuar em regime remoto.
Diante dos argumentos supracitados, reivindicamos a continuidade das aulas em regime remoto, não apenas para os alunos da turma que possuem laudo comprovando que fazem parte do grupo de risco, mas para todos que escolherem as aulas on-line como opção para resguardar suas vidas e a vida de seus familiares, além daqueles que não completaram o esquema de imunização ou possuem familiares nessa condição. Portanto, o abaixo-assinado solicita que a Instituição de Ensino Superior Centro Universitário do Norte – Uninorte Ser Educacional possibilite o direito de escolha entre ensino remoto ou presencial, contribuindo, desse modo, para manutenção do isolamento social, como medida de contenção à Covid-19, e, consequentemente, para a segurança e saúde daqueles que escolheram a Uninorte para construir o seu futuro.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.