Diminuição de alunos por sala

Destinatário: Pessoas

Olá, meu nome é Layla e sou embaixadora do Mapa Educação. Gostaria de apresentar um projeto que visa a redução do número de alunos em sala no município de Uberlândia. De acordo com uma pesquisa em gráficos pelo Nexo Jornal no ensino público as escolas estão cada vez mais cheias em comparação com as escolas privadas que tem um número de alunos reduzidos por sala. O número de alunos em sala de aula tem um impacto em cada aluno em relação a aprendizagem. Sendo que, a rejeição na sala de aula atinge 13% dos alunos e afeta desempenho escolar.
Reduzir o número de alunos em sala de aula irá melhorar o desempenho dos alunos, dando uma atenção maior aos alunos em suas dificuldades de aprendizagem como por exemplo as matérias de Matemática e Língua Portuguesa.
Uma pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), mostra que a insatisfação com a estrutura da escola pode estar relacionada com a ausência do aluno, e isso pode levar consequentemente a evasão escolar, abandono ou reprovação. “Uma estrutura bem pensada, implica diretamente no interesse dos estudantes. E aquele aluno interessado se torna mais ativo, tem mais vontade de estar na escola e isso reflete no seu desempenho e aprendizado”, fala Daniela Costa, arquiteta que atua no setor educacional.
Também ao diminuir o número de alunos em sala ajudaremos no desenvolvimento da prática pedagógica no qual os grandes números de alunos em sala não ajudam nesse processo. Se a sala de aula possui um grande número de alunos por sala, o professor não terá tanto controle nas salas de aula. Uma das formas de realizar é aumentando o espaço da escola, a contratação de mais professores e a construção de mais salas.
Através disso é realizado um abaixo assinado para o decorrer de medidas que diminuam o número de alunos por sala.