Elevação de S. Brás a Freguesia

Destinatário: Assembleia da República

Assine para que São Brás volte a ser Freguesia

Exposição de motivos para a reelevação de São Brás a Freguesia:

São Brás, era a maior freguesia do concelho de Amadora, tanto a nível demográfico como geográfico, era uma freguesia jovem, mas já com forte influência, por ser uma ousada plataforma de modernização e inovação urbana, um motor de desenvolvimento sustentável, enfim, uma autarquia do Séc.XXI apostada na defesa e no equilíbrio dos valores democráticos e na governação local, no concelho de Amadora, Distrito de Lisboa.

São Brás, com uma área geográfica de 5,188 Km², a norte do concelho, é um território que hoje exige ser elevado, de novo, à categoria de Freguesia. Trata-se de uma centralidade urbana, rodoviária e demográfica, alicerçada em doze bairros satélites: Casal de São Brás, Moinhos da Funcheira, Alto dos Moinhos da Funcheira, Serra da Mira, Casal da Boba, Casal da Mira, Moinho do Guizo, Terra dos Canos, Casal Branco, Casal do Rebentão, Fonte Santa e A-da-Beja.

São Brás tem uma população ativa e muito dinâmica, em forte crescimento, ultrapassando já os 26.263 habitantes, residentes num aglomerado urbano contínuo, sendo 22.641 os seus eleitores inscritos. Ao longo dos 16 anos de existência da ex-freguesia de São Brás foi possível servir a sua população através da instalação e eficiente manutenção de um vasto conjunto de serviços e equipamentos, entre os quais se destacam: A sede e estaleiros da Junta de Freguesia, uma Unidade de saúde Familiar, a dinamização do comércio e instalação de bancos, clínicas prestadoras de serviços médicos e de enfermagem, entre outros.