Movimento Pró Nomeação e Agilização de Novos Cursos de Formação de Agente Penitenciario e Auxiliar dos Serviços Penitenciarios do Estado do Rio Grande do Sul

Destinatário: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Olá, estou aqui novamente pedindo a ajuda da midia para que os nossos direitos sejam respeitados. A Governadora do Estado do RS, Sra. Yeda Crusius, nomeou apenas 160 agentes penitenciários, 140 homens e 20 mulheres, de um curso de formação de quase 400 formandos, incluindo os agentes penitenciários administrativos. Fizemos o curso de formação na ACADEPOL, por dois meses e meio, finalisando com a nossa formatura no dia 02 de dezembro do ano de 2009. Prestamos juramento. Acreditamos na SUSEPE. Na ocasião da formatura, o Superintendente da SUSEPE deixou bem claro a grande necessidade de servidores para compor o quadro funcional. Fez um discurso que, aos ouvidos de todos, deixou claro que estaríamos, em breve, trabalhando.
Nas salas de aula, não foi diferente. Ouvíamos todos os dias professores dizendo da expectativa que a ESP e a SUSEPE estavam pelo término do curso, pois todos seriam nomeados e distribuídos pelas localidades de mais precisão, chegando, até mesmo, listar cidades como Charqueadas, Montenegro, Caxias do Sul, Uruguaiana, Santa Maria, dentre outras, e, ainda, para o NSD (Núcleo de Segurança e Disciplina, quem faz as escoltas). A ESP, de igual maneira, repassava a mesma notícia.
Estávamos todos tranquilos quanto as nomeações. Nosso esforço era apenas em concluir o curso, com aprovação. E assim fizemos.
Nos dias finais de curso, que ocorreu dia 27 de novembro, alguns alunos disseram que não compareceriam na cerimônia de formatura eis que a situação financeira encontrava-se debilitada, afinal, gastamos o que podíamos e o que não tínhamos durante esses dois meses. Foi quando a direção do curso, passou de sala de aula em sala de aula dizendo que, quanto mais alunos e suas familias comparecessem na formatura, mais chance teríamos de que a Governadora comparecesse e nos presenteasse com a nossa nomeação. Pode acreditar, todos nos esforçamos. E assim aconteceu, alunos e familiares presentes no ato solene. A ocasião foi filmada e fotografada por inúmeros colegas, registrando o comparecimento de grande parte dos alunos do curso de formação.
A expectativa foi grande na possibilidade de que a Governadora tivesse presente.
Porém, não foi o que aconteceu. Apenas mandou seu representante que tão pouco falou diante de todos nós.
Realmente, foram ditas palavras do mais alto gabarito, nos colocando num pedestal.
"Vocês estão sendo esperados com grande louvor". "Este curso está marcado, pois foi durante ele que conseguimos a aprovação do plano de carreira da SUSEPE". Elogios e mais elogios.
Pelo menos, tais palavras amenizaram a esperança de que a Governadora fosse estar presente.
Decepção.
Pergunto: qual é a diferença entre a SUSEPE e a Brigada Militar, o que, infelizmente, temos que acabar por comparar?
Por que os alunos da BM são recebidos pela Governadora e nomeados no ato, com direito a discurso e tudo mais e os da SUSEPE, não? Nem no dia da aula inaugural, ela compareceu.
Será que a BM tem mais valor que a SUSEPE?
Se existem tantas pessoas que fazem o concurso publico para a BM, saiba que também existem tantas pessoas que fazem o concurso para a SUSEPE. No concurso do ano de 2006, foram mais de 15.000 inscritos e mais de 5.000 aprovações.
O por quê de fazer valer tantas discriminações com relação a SUSEPE?
Se a BM faz a segurança externa, a SUSEPE faz a interna, ou seja, das penitenciárias.
O que esta faltando para a SUSEPE ser respeitada como Instituição?
Realmente não conseguimos entender...
Muitos alunos foram fazer o curso na esperança de uma vida melhor. Apostaram tudo na SUSEPE. Deixaram suas famílias em busca de um futuro melhor. Só Deus sabe como essas pessoas se viraram para poder manter suas familias estando desempregadas. Alguns mandaram a "ajuda de custo" que receberam para suas casas e ficaram medindo com que se alimentar.
Tudo caminhava para a nomeação de todos. E não aconteceu.
Por isso a indignação. Nos sentimos humilhados, ludibriados, enganados, em relação aos nossos sentimentos e anseios.
Por que isso sempre ocorre com a SUSEPE?
Na primeira chamada, do mesmo concurso do ano de 2006 (somos a segunda chamada), teve que haver a intervenção do Ministério Público, Deputados e concursados junto a SSP. Essas pessoas ficaram 81 dias acampados na frente do Palácio Piratini, reivindicando o que lhes era de direito. Também deixaram seus empregos, acreditando em suas nomeações após o curso de formação. Na ocasião, de 500 a Governadora apenas nomeou 150.
Como é possível tamanha discrepância, descaso, desrespeito?
Agora, está acontecendo tudo de novo, da mesma forma.
O que ela espera? Mais intervenções? Mais acampamentos? Quem sabe mobilizar o efetivo para uma reivindicação?
Será que para fazer valer nossos direitos temos que acampar tamém em frente ao Palácio Piratini?
Será que isso alimenta o ego da nossa Governadora?
Alguém já foi até essas penitenciárias verificar as precárias condições de funcionalismo?
Não seria mais fácil e menos oneroso nomear todos esses agentes do que pagar diárias a BM?
Afinal, o que nossa Governadora quer?
Todos sabemos dos problemas que a SUSEPE enfrenta. Nós, do XXx Curso de Formação, visitamos Charqueadas, vimos de perto a precariedade do sistema. Os próprios servidores pediam a Deus que logo estivessemos trabalhando, tamanha a necessidade.
E o que ganhamos?
Fomos excluidos, na grande maioria, da nomeção que ocorreu a poucos dias.
Estamos tentando requerer nossos direitos e precisamos da ajuda e apoio de todos os veiculos de comunicação.
Por isso envio este e-mail.
Queremos fazer valer nossos direitos, de igualdade, afinal também concluimos o curso de formação, no mesmo patamar que os outros, e, se não houvesse vagas para todos, com certeza não estaríamos aqui, IMPLORANDO
IMPLORANDO POR JUSTIÇA.
Acessem o site do PCI Concursos e vejam as mais diversas manifestações. Todos estão se manifestando...os que não foram nomeados, alguns que foram nomeados, outros que estão com o o fisico pronto ou psicotécnico, aguardando uma nova chamada para novo curso...pessoas, seres humanos que ainda tem esperança de alcançar seus objetivos.
Não queremos viver de esperança...o brasileiro, em especial o gaúcho, não pode viver a vida de esperanças, tem que ir a luta por seus direitos.
Temos um belo exemplo: nosso Presidente da República.
Em nome de todos os agentes que se formaram e não foram nomeados, em nome de suas familias, em especial seus filhos pequenos, em nome daqueles que ainda estão esperando por nova chamada, eu peço, ajude-nos.
Desde já coloco-me à disposição.
Agradeço por sua atenção
Esse é o e-mail que estou enviando para tods os jornais e radios que posso de POA. Ja mandei outro semelhante.
Vou continuar mandando, ainda faltam coisas a serem ditas...
Continuems na batalha, não podemos desitir.
Um bom dia a todos, mais um dia...
Este foi um relato de um colega que passou por todas as fases de um concurso e que expressa tudo que estamos sentindo por isso pedimos apoio através deste abaixo assinado para que os que não podem estar presentes no dia 18/01/2010 estejam lá sim de alguma forma.