Contratações dos novos professores de música voltado à habilitação em música popular e implementação do curso

Destinatário: Chefe do Departamento de Música e ao Colegiado do Departamento de Música

Nós, abaixo-assinados, estudantes do Departamento de Música da UnB, vimos pedir as contratações dos novos professores de música voltadas à habilitação em Música Popular e implementação do curso.

Desde 2009, através do REUNI, o Departamento de Música teve a chance de contratar professores do núcleo de Música Popular, porém até hoje só foi contratado um deles. O professor de contrabaixo, mesmo aprovado, não foi contratado e o concurso para professor de bateria - do qual ninguém foi aprovado na época - nunca mais foi repetido. A falta desses professores deixou o departamento desamparado no ensino desses instrumentos e da música popular como um todo.

A implementação do curso de bacharelado com habilitação em Música Popular resolveria o problema da baixa adesão ao curso de música na UnB, uma vez que:
- Diversas das disciplinas de licenciatura são apoiadas em música popular (práticas de instrumento, práticas de conjunto, práticas de orquestra/big band, ritmos brasileiros, recital, etc.) e muitos alunos fazem Licenciatura em algum instrumento popular, justamente por não existir o bacharelado.

- Muitos, inclusive, adiam a formatura na esperança do surgimento do curso.

- Outros, ainda trocam para a Composição por não se identificarem com a Licenciatura.

- Isso sem falar dos que não chegam nem a entrar na UnB ou prestar vestibular pela falta de identificação.

A demanda para tal curso é muito alta e o mínimo para o funcionamento exige pelo menos um professor para cada área de conhecimento citadas - bateria e baixo, - já que no MUS, salvo raras exceções, as demais áreas tem pelo menos 1 docente atuando na área.

Portanto faz-se urgente a contratação de professores nessas áreas tendo em vista as demandas reais dos atuais alunos e da demanda externa identificada, mas represada.