Carta aberta - Bufalos de Brotas

Destinatário: contato@flatonin.com.br

CARTA ABERTA
O caso das centenas de Búfalas abandonadas em Brotas, interior de São Paulo deve ser considerado um crime como também um alerta. É inadmissível o abandono de qualquer ser vivo, levando a situação extrema que leve a morte por descuido.

A ciência já mostrou que os animais são seres sencientes e uma ação extremada como essa, não pode ser considerada comum. Ela deve ser combatida, denunciada e repudiada pela própria cadeia produtiva. Nenhum nível de maus tratos pode ser aceito.
O caso também deixa evidente a responsabilidade que cada proprietário rural tem sob seus animais, com também o impacto de suas ações para toda a sociedade.
A cada dia, a partir da ciência, temos conhecimentos sobre as necessidades dos animais e da importância de que a produção não fira o seu bem-estar animal. Seja animais de companhia ou de produção, durante toda a vida, seus responsáveis devem considerar o princípio dos cinco domínios:
- Nutrição (necessidade de alimento e água)
- Ambiente (frio, calor, falta de espaço e manejo)
- Saúde (doenças e ferimentos)
- Comportamentos (restrições e interações)
- Atenção aos estados mentais.

É muito importante evidenciar que isso não reflete a realidade da produção brasileira de carne e leite, já que os produtores têm o cuidado diário com seus animais, com boas práticas de produção favorecendo uma produção sustentável mesmo em anos de muita seca, como o que enfrentamos em 2020. A cada dia ampliam mais e mais seus cuidados e estão comprometidos com o bem-estar único, o que também envolve pessoas e todo o ecossistema.

Porém, situações como essa despertam maior alerta e comprometimento de toda a sociedade em benefício do bem-estar único.

Carmen Perez
Flavia Tonin