Criação do Centro de Referência do Samba - BH

Destinatário: Exmo. Sr. Alexandre Kalil, Prefeito de Belo Horizonte

Os cidadãos abaixo-assinados, a partir de iniciativa do Coletivo de Sambistas Mestre Conga, do Fórum Regional Cultural Nordeste, do Samba do Cacá e da Casa das Poesias vem, respeitosamente, através deste documento solicitar à Prefeitura Municipal que realize a cessão do antigo prédio da Escola Municipal Francisco Bressane de Azevedo para que este se torne o Centro de Referência do Samba. Tal pedido se justifica tendo em vista que o samba de Belo Horizonte está presente em praticamente todos os bairros e comunidades da capital mineira desde as primeiras décadas da cidade e desde seu início, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, a ocupação dos espaços públicos tem sido fundamental para o desenvolvimento das convivências e práticas sociais do povo do samba que em sua maioria habita as periferias e as favelas das grandes cidades brasileiras. A Região Nordeste de Belo Horizonte, bairros São Paulo, Maria Goretti, Pirajá e adjacências, vivem o samba diariamente, tendo como representantes a Velha Guarda do Samba, entre outros.