Abaixo-Assinado (#55696):

Apoio à construção do Hospital Universitário da UFT

Destinatário: UFT, Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Governo do Estado do Tocantins, Prefeitura de Palmas

O Centro Acadêmico Eduardo Manzano, no papel de representante dos acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Tocantins, vem se manifestar publicamente acerca da demanda urgente do curso por espaços próprios para estágios. O curso, que completou 15 anos em 2021, ainda não dispõe de um Hospital Universitário (HU) próprio, capaz de suprir as demandas por aulas práticas, essenciais à formação médica de qualidade.

Atualmente a Universidade não apresenta planejamento concreto e oficial acerca da construção de um espaço próprio para campos de estágio. Não existe, dentro da UFT um setor organizado responsável por gerir o planejamento e a estruturação de um campo de estágio próprio da Universidade, sendo evidente a falta de interesse da Instituição em realizar esse direcionamento de forma efetiva. Algumas vezes (em 2012 e em 2016) a Universidade chegou a discutir a construção do HU, inclusive tendo recebido recurso com essa finalidade, que recebeu outra destinação que não a inicialmente proposta. As discussões acerca da construção de ambulatórios e de um HU próprios permanecem sempre como promessa, nunca saindo do papel, com pouco engajamento da Universidade em buscar soluções mediante apoio social e de autoridades. Assim, a Universidade segue refém dos campos de estágio externos, que limitam a qualidade da formação médica dos acadêmicos, geram custos à Universidade (destinados a estruturas que não são próprias da Instituição) e riscos de serem inviabilizados a longo prazo.
Considerando que Ambulatórios e Hospitais Universitários possibilitam à sociedade um atendimento médico humanizado, integral, gratuito, de qualidade, realizado por acadêmicos em formação mediante supervisão de preceptores altamente qualificados, é interesse público que haja o direcionamento para a sua implantação. Além disso, a qualidade na formação médica é interesse social do país, em especial no momento atual diante do contexto da pandemia. Assim, os acadêmicos do curso de Medicina da UFT reivindicam o planejamento oficial e imediato da implantação de ambulatórios e hospital universitário próprios que possam suprir efetiva e definitivamente as demandas do curso por campos de estágio.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.