Abaixo-Assinado (#55699):

Solicitações ao Colégio Magistra

Destinatário: Colégio Magistra

À direção geral e coordenação pedagógica do Colégio Magistra

Nós abaixo assinados, responsáveis pelos alunos do terceiro ano do ensino fundamental (3º B), vimos por meio deste documento apresentar solicitações de melhorias quanto a pontos que, por nós observados, comprometem a qualidade do aprendizado e desempenho dos alunos, bem como influenciam a relação ESCOLA x FAMÍLIA, tão importante para tais resultados.

1 - Inexistência de reuniões:

A inexistência de reuniões aumenta a distância entre os responsáveis e a realidade da vida escolar. Sentimos essa distância, ficamos com a sensação de estarmos sendo excluídas(os) da vida escolar. Necessitamos de maior participação no cotidiano, sem as reuniões ficamos sem informações sobre as possíveis dificuldades e necessidades das crianças, o que só a professora pode nos passar visto que está com eles diariamente em sala. A realização de reuniões somente sob demanda dos pais é ruim porque há situações que não presenciamos, problemas que não vemos, situações comportamentais que não vivenciamos com eles e desse modo não solicitamos as reuniões por não percebermos sinais que poderiam ser passados em reunião.
Da mesma forma, é importante o contato com os professores. Passamos o ano sem termos algum contato com eles. Sabemos que as crianças se portam de maneiras diferentes em ambientes diferentes e com pessoas diferentes.
Assim, solicitamos:
Uma reunião de início de ano, onde nos apresentem os(as) professores(as) do ano letivo. Que cada um possa falar sobre sua metodologia e especificidades. Nesta reunião esperamos receber o calendário escolar, bem como as principais rotinas de aula.
Reuniões bimestrais com os professores para que sejamos informados do desempenho, comportamento e necessidades das crianças.

2 - Sobrecarga vs Planejamento

Observamos que é necessário uma comunicação mais efetiva e a apresentação de um planejamento. Os trabalhos são dados com prazos curtos, na semana de provas, implicando em sobrecarga das crianças e inclusive prejudicando as atividades extraescolares. Em semana de provas muitas das vezes as crianças acabam perdendo as atividades extra por falta de tempo, afinal, ocorre com frequência de terem provas, D.A. e trabalho para o mesmo dia.
Isso vem gerando estresse nas crianças e fica muito mais difícil para que nós possamos ajudá-los com os estudos, nessa situação eles ficam desmotivados, cansados e pouco concentrados.
Solicitamos que os trabalhos sejam passados no ínicio do mês, com as datas de entrega informadas, dessa forma, além de não concentrar tudo na semana de provas gerando um estresse desnecessário vai ser possível trabalhar com eles o planejamento, o que é uma habilidade necessária não só para a vida acadêmica, como para todas as áreas.
A confecção dos trabalhos com prazos maiores vai permitir que a atividade de pesquisa seja devidamente aproveitada uma vez que diluída ao longo do mês, poderão absorver melhor ao invés do ato de copiar somente, que é o que tem sido o resultado do atual modelo.

3 - Aulas de inglês

Apesar de acharmos o material bastante rico percebemos que a didática não está sendo efetiva, com vários alunos apresentando queda no rendimento, baixo aproveitamento do conteúdo (que não está migrando para o dia a dia deles), desestimulados e mesmo desgostando de uma disciplina que costumavam gostar.
Solicitamos a revisão da didática em sala para um melhor aproveitamento pelas crianças.

4 - Acompanhamento psicopedagógico/ psicológico

Diante das pressões escolares, acentuadas pelo momento pelo qual passamos, não são raros os casos onde as crianças têm apresentado comportamentos diversos dos habituais, quadros de ansiedade, depressão infantil, etc. o que impacta na vida escolar e fora dela. Enquanto cuidamos deles daqui pedimos que haja um profissional habilitado para esse acompanhamento e observação dentro dos limites escolares, pois como já foi dito acima lugares, pessoas e situações diferentes levam a comportamentos e reações diferentes. E caso esse profissional identifique essas situações que sejamos prontamente informados fazendo assim um elo entre os dois principais ambientes onde as crianças ficam, de modo a ajudá-los a passar por estas situações de uma maneira mais suave.

5 - Infraestrutura

Estamos cientes que mudanças de infraestrutura demandam tempo e investimento, mas algumas são um pouco urgentes como a questão do trânsito dos alunos em espaço aberto entre as salas em dia de chuva. Solicitamos que seja providenciada cobertura e no caso da impossibilidade que os professores se desloquem entre as salas ao invés das crianças, nos dias em que houver chuva. Ainda sobre a questão das chuvas, o conserto dos eventuais pontos de goteiras.
Dentro dessa questão solicitamos atenção com a ventilação das salas (janelas amplas/ventilador/ar condicionado) especialmente porque ainda estamos na pandemia, a respiração com o uso de máscaras já é dificultada, ainda mais nos dias mais quentes.


Há outros pontos que gostaríamos de citar mas considerando o momento econômico que estamos passando, os investimentos feitos em tecnologia pela escola para adequação à atual demanda deixaremos para ocasião futura.

Certos de sermos compreendidos e atendidos, visando o bem estar e bom desenvolvimento dos alunos, encerramos.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.