MANUTENÇÃO DAS AULAS REMOTAS

Destinatário: Coordenação do Curso de Psicologia e a Diretoria da Faculdade de Saúde, Ciências e Letras do CEUNSP

Nós alunos do 4º/5.º semestre de Psicologia, através deste documento, informamos a Coordenação e a Diretoria da Faculdade de Saúde, Ciências e Letras do CEUNSP, que gostaríamos de solicitar a manutenção das aulas remotas, pois compreendemos que o retorno presencial das aulas durante a maior crise sanitária do século é contraproducente. Dessa forma, listamos a seguir os motivos que nos levaram a esta solicitação:

1. DIFICULDADE DE TRANSPORTE
Muitas empresas de ônibus reduziram os horários de suas frotas, o que torna dificultoso a locomoção entre as linhas intermunicipais, como também, em linhas urbanas. Ademais, os preços de combustíveis estão exorbitantes e torna inviável a locomoção por veículos individuais. Já as opções de veículos fretados, houve um aumento considerável das mensalidades e uma dificuldade em conseguir reembolso por parte das Prefeituras, além da necessidade da assinatura contratual e um acordo de pagamento até dezembro, independente se as aulas se manterão presencial ou não. Portanto, qualquer meio de transporte se torna extremamente oneroso, principalmente em um momento crítico dos aumentos
de preços das coisas básicas, como alimentação, luz e gás.

1.2 Questões sanitárias dos transportes coletivos
Outro fator que consideramos foi o risco de contaminação dentro dos transportes
coletivos, já que muitas empresas de ônibus não seguem os protocolos sanitários: como a limitação de pessoas dentro do transporte, presença de álcool em gel e circulação de ar. Já os veículos fretados, como vans, são estreitos e comportam pessoas de forma extremamente próximas, e há ausência de circulação direta de ar. Além, de necessitarem de lotação máxima para o barateamento dos custos.

2. VARIANTES
Mesmo após a vacinação e doses de reforço, ainda é possível a contaminação em ambientes com alto fluxo de pessoas (como a faculdade). É de conhecimento público o surgimento de variantes, como a Delta e, mais recente: a Ômicron, que apesar de apresentar menor mortalidade, apresenta maior taxa de contaminação. Infelizmente o sistema de saúde brasileiro já sofria naturalmente sobrecargas; com o surgimento desta nova variante ainda não se sabe os possíveis impactos para este primeiro semestre. Tal variante vem alarmando a comunidade científica e levando alguns países até mesmo a retornarem para a fase de confinamento.

3. INCERTEZAS CIENTÍFICAS
Ainda é incerto, porém otimista, para o futuro da pandemia. Estamos confiantes
que a vacinação será eficaz no médio e longo prazo, e que a pandemia em breve entrará em equilíbrio. Contudo, algumas questões a variante ômicron e a eficácia de algumas vacinas frente as novas variantes vem levantando um sentimento de receio e precaução entre nós alunos. Por isso, esse fator é alarmante em nossa decisão.

CONCLUSÃO
Nós alunos estamos ansiosos para o retorno as aulas presenciais. Contudo, precisamos ser cautelosos, afinal a sala é composta por inúmeros alunos de outras cidades, que possuem realidades diferentes, faixas etárias e comorbidades que aumentam os riscos para saúde. Além da crise sanitária, muitos alunos se encontram com dificuldades financeiras pelo aumento dos preços das coisas básicas, como alimentação e luz, consequência da pandemia e outros fatores. O que torna extremamente oneroso a locomoção até a unidade de ensino. Reforçamos que somos a favor ao retorno, porém, não nesse momento. Desse modo, deixamos claro que NÃO cogitamos o retorno presencial e solicitamos que o ensino remoto seja mantido neste primeiro semestre de 2022.