Abaixo-Assinado (#56375):

Arte Ameaçada

Destinatário: mariogfraga@uol.com.br

ARTE AMEAÇADA
No Jardim Botânico do Rio de Janeiro encontra-se a obra In Vitro-Rio, uma instalação pictórica do artista, professor e arquiteto Mario Fraga, desenvolvida entre 2018/2020. A obra é composta de 36 módulos de vidro laminados de 3,20 x 1,20 cada peça, pintadas a mão pelo artista. Desde 1989 Mario Fraga dedica-se à pesquisa In Vitro, técnica desenvolvida em parceria com a Pilkington Brasil (Blindex).
Mario Fraga e possui obras em espaços públicos, coleções e galerias. Já participou de inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Desde 2002 há uma Instalação In Vitro de 42 peças de dimensão similar na Estação do Metro Anhamgabaú SP (documentada em livro) em perfeitas condições, colorindo o cinza da estação.
O Projeto foi aprovado pela Secretaria Especial de Cultura e acordado com a Presidência do Instituto Jardim Botânico do Rio De Janeiro em 2019. Após a conclusão da instalação em março de 2020 chega a pandemia e a Presidência do Jardim Botânico é substituída na gestão do ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. A nova presidência ao assumir, solicita a retirada da obra, sem diálogo algum com seu criador. Diante desta solicitação, tentamos de todas as formas até o presente momento, fazer valer o que foi acordado, preservar a obra, apresentando todos os argumentos que justificam sua instalação, evitando sua retirada. Cabe salientar que no projeto aprovado nunca houve menção de retirada nem orçamento para isto, operação esta que apresenta alto risco de danificação das peças. Está em curso uma ação judicial pela permanência da obra no local para onde foi criada, a alameda da estufa Mestre Valentim no Jardim Botânico RJ.
O projeto teve uma equipe altamente qualificada de arquitetos, engenheiros, técnicos e auxiliares para dar toda a segurança e cuidado que uma obra desse porte requer. A organização paisagística do centenário jardim determina que uma interferência dessa dimensão deve incorporar-se a ela, assim In Vitro é uma instalação pictórica-penetrável, caminho entre superfícies cromáticas transparentes, características do vidro – suporte invisível de uma pintura de duas faces, incorporando a paisagem e interagindo com a mesma.
Entendemos que a presença de uma obra de arte em espaço público, incorpora-se no imaginário dos expectadores, contribuindo para enriquecer a relação das pessoas com a cidade. Nossa proposta é levar ao público uma arte aberta e participativa. Esperamos que este abaixo assinado sensibilize as partes e mantenha o diálogo entre arte e natureza.
Mario Fraga

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.