CARTA ABERTA AO EXCELENTISSÍMO GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS - ROMEU ZEMA

Destinatário: GOVERNADOR ROMEU ZEMA

Os servidores da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais das respectivas carreiras: Auxiliar de Apoio à Gestão e Atenção à Saúde/AUGAS, Técnico de Gestão da Saúde/TGS, Técnico de Atenção da Saúde/TAS, simbolizando significativa parte do conjunto de carreiras da Secretaria de Estado de Saúde/SES/MG, vem respeitosamente por meio deste ABAIXO ASSINADO solicitar a inclusão da Gratificação por Atividade de Gestão da Saúde – GAGES, em seus respectivos vencimentos e a aprovação da nova Carreira da SES/MG, em tramitação na mesa de negociação da SEPLAG/MG.
Primeiramente, queremos expressar que compreendemos a relevância do Projeto de Regime de Recuperação Fiscal do Estado de Minas Gerais, solicitado pelo governo visando garantir a continuidade da prestação de serviços, porém e de acordo com a Audiência Pública realizada em 14/12/2021, pela Comissão de Segurança Pública do Legislativo, entendemos que a adesão a esse projeto não impede que seja concedido aos servidores públicos:
- Recomposição Salarial,
- Progressão e Promoção nas Carreiras,
- Demais Gratificações - Sendo que; outras carreiras que compõem o Sistema Estadual de Saúde de Minas Gerais, também recebem essas gratificações.
Ex: FHEMIG, FUNED E HEMOMINAS.

É nítido que o povo brasileiro está vivendo tempos extremamente difíceis, o desemprego e a fome em níveis alarmantes, a pandemia, a volta da inflação e a carestia, a propagação de “fake news”, etc. Nós poderíamos citar vários motivos contra os quais devemos lutar de maneira unificada em defesa de uma sociedade mais justa. Todavia, hoje nos vamos falar da situação que se encontram os servidores públicos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Aqui na SES/MG a situação de desigualdade entre as carreiras exibe uma lacuna enorme. A diferenciação salarial entre o Nível Superior e o Básico é gritante. (Porque existem ainda servidores do Nível Fundamental na ativa, não fomos extintos e nem estamos no momento de aposentar), o que queremos é uma carreira digna porque a que vigora atualmente foge de todos os padrões de carreira de servidor público.
Esses servidores de nível fundamental que fizeram o concurso em 1992 acompanharam e conheceram todo o processo de desenvolvimento tecnológico no Brasil e nos serviços públicos, estudaram, se capacitaram, maximizaram seus conhecimentos, porém a carreira na qual eles foram posicionados não os acompanhou.
Estamos há cinco anos sem um centavo de reposição. De 2016 a 2021, nossas perdas acumuladas somam 46,39%. Isso significa que os servidores, que levam os serviços essenciais à população, tiveram uma perda equivalente a mais de quatro salários mínimos. E, com o aumento do mínimo agora em 2022, cerca de 1200 servidores ativos e inativos da SES/MG, estão com seus SALARIO BASE, abaixo do valor do salário mínimo.
Permita-nos Senhor Governador, por esta última vez e por carta, já que é difícil o acesso direto, que o senhor dê uma solução de racionalidade e sensibilidade a essa situação insustentável inaceitável, segurando por um momento o Projeto de Recuperação Fiscal.
Precisamos parar de perder.
Despedimo-nos esperançosos de uma solução.
Belo Horizonte, 08 de Fevereiro de 2022.