ABAIXO ASSINADO PELO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS EM SANTO ANTÔNIO DO LEITE APÓS O CARNAVAL

Destinatário: finafazedoria@gmail.com

Ouro Preto, 14 de fevereiro de 2022

ABAIXO ASSINADO PELO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS
EM SANTO ANTÔNIO DO LEITE APÓS O CARNAVAL

Nós, mães, pais e responsáveis pelas crianças estudantes da Escola Municipal Dr. Pedrosa, de Santo Antônio do Leite, abaixo-assinados, viemos exigir o retorno das aulas PRESENCIAIS o mais rápido possível e, para tanto, uma força-tarefa na obra de readequação do espaço do Catete para acomodar os estudantes enquanto acontece a obra na escola Dr. Pedrosa (conforme havia sido acordado entre o Secretário de Educação, Sr. Renato Zoroastro, e a direção da escola e comunicado à comunidade em reunião no dia 01/02). Pedimos também agilidade na reforma da escola, que começou em dezembro e conta com pouquíssima mão-de-obra, como temos percebido.

Exigimos um cronograma e planejamento da obra, visando a transparência do processo de reforma para acompanhamento da comunidade escolar.

Reforçamos que nossas crianças não podem mais ficar sem escola, diante dos prejuízos sócio-educativos impostos por 2 anos de pandemia, principalmente porque a maioria das mães e pais trabalham e não podem acompanhar atividades remotas. As próprias crianças já não suportam mais tais atividades remotas.

O direito à educação é básico e nem a comunidade, muito menos as crianças, devem pagar pelo mal planejamento das necessárias obras e pela falta de empenho das secretarias responsáveis. Exigimos respeito com a nossa comunidade escolar e deixamos aqui nossa indignação pelo decreto N.2862 da Prefeitura, do dia 10 de fevereiro, comunicando somente no primeiro dia do ano letivo, a permanência das atividades remotas e colocando prazo de até 3 meses para as “adequações e/ou novas instalações” da escola. Consideramos injusta a diferença entre ensino presencial e remoto entre escolas da mesma rede.