Retorno das aulas de modo facultativo

Destinatário: Secretaria de educação, secretaria de saúde e prefeituras

O grupo Escolas Seguras Juiz de Fora foi criado por mães, pais, responsáveis e profissionais da educação e saúde. Almejamos que a educação escolar seja oferecida no modelo híbrido/ facultativo, considerando o cenário atual de elevados índices de infecções e óbitos pelo coronavírus, em todo território nacional e ainda, a alta transmissão comunitária pelo SARS-COV2.
Entendemos a educação como um direito fundamental, que não pode ser neglicenciado em hipótese alguma. Desse modo, compreendendo, que no contexto pandêmico, as nossas escolas não possuem estruturas que garantam a vida e a saúde das nossas crianças reivindicamos, que o Estado garanta o acesso à educação, também no modelo remoto. Assim, será possível que diversas famílias mantenham sob segurança familiares com comorbidades, idosos e aqueles que ainda não são elegíveis para a vacinação, como, por exemplo, as crianças menores de 5 anos e ainda, indivíduos alérgicos aos componente da vacina.
Através dessa reivindicação, também será possível diminuir o fluxo de pessoas em circulação, principalmente nos transportes públicos. Ademais, reduziremos, também a circulação do vírus.
Compreendemos a importância das escolas abertas, pois diversas crianças só tem acesso a educação presencial. Assim sendo, o movimento em nível nacional, não tem,em hipótese alguma, o desejo de que as escolas sejam fechadas. Apenas objetivamos e exigimos que nosso desejo de escolha seja respeitado considerando a excepcionalidade da Pandemia da Covid 19. Seguimos na defesa da vida evitando mortes desnecessária.