Hórario Integral Maternao I e II

Destinatário: Secretaria de Educação

Nós mães, pais, responsáveis, Conselho Escolar e população em geral abaixo assinados, da cidade de Macaé viemos por meio deste reivindicar nossos direitos à Secretaria de Educação de Macaé que vise garantir o pleno atendimento para as crianças matriculadas no horário integral do Maternal I e Maternal II da Escola Municipal de Educação Infantil Alcina Muzzy de Jesus, localizado no Vale do Sana.

Sana é o último distrito de Macaé, tendo uma população de aproximadamente de 3000 habitantes, sendo dividido em 3 regiões distintas e de difícil acesso: Barra do Sana, Arraial do Sana e Cabeceira do Sana.

Há alguns anos a comunidade do Sana vem sofrendo com a redução de oferta de Educação Infantil, pois havia 5 Escolas (localizadas na Cabeceira do Sana, Arraial do Sana, Boa Sorte, São Bento e Barra do Sana) e atualmente temos apenas 1 Escola de Educação Infantil que atende a todo o território.

Somando-se a isso, temos as sucessivas reduções do quadro de funcionários, mais precisamente faltam 11 funcionários na EMEI Alcina Muzzy de Jesus.

Essa falta de funcionários está acarretando a não oferta do horário integral para as turmas do Maternal I e II. Tal fato afeta diretamente as famílias que necessitam que seus filhos estejam em horário integral.

Passamos por 2 anos de pandemia onde foi impossibilitado o convívio comunitário e nossas crianças tiveram vários défices devido ao não convívio com outras crianças.

Para as famílias que necessitam que seus filhos estejam em horário integral não há outra alternativa, pois não temos outras ofertas de escolas próximas e temos precariedade no transporte público.

Cabe ao Estado garantir o direito a uma educação pública com qualidade e que garanta a equidade.

Assim, neste abaixo-assinado, vimos solicitar á Secretaria de Educação de Macaé: A Contratação imediata de 11 funcionários de educação (conforme a necessidade da escola) para a unidade possa funcionar com o pleno funcionamento do horário integral para as turmas do Maternal I e II.