Manifesto pela preservação da Serrinha do Paranoá e pelo futuro de Brasília

Destinatário: População de Brasília/DF

Manifesto pela preservação da Serrinha do Paranoá e pelo futuro de Brasília

Ao longo de décadas Brasília viu as suas águas serem sufocadas e cobertas de cimento e aço. A criação de bairros mal planejados acumula um legado de inundações e escassez de água, uma estranha combinação de tragédias provocadas pela ação desordenada de interesses econômicos que desprezam o equilíbrio ambiental.

Mas em Brasília ainda há resistência! Na região da Serrinha do Paranoá, onde o Estado é omisso, é a comunidade quem preserva e cuida da natureza. São mais de 100 nascentes mapeadas pela comunidade, revelando uma notória sensibilidade ambiental da região, inclusive confirmada pelo Zoneamento Ecológico e Econômico, de 2019. E é nessa área, fonte de água, equilíbrio climático, produção agrícola orgânica e contato com a natureza para os moradores de Brasília, que se pretende implantar empreendimentos que irão impactar e transformar radicalmente a região. Além disso, se anunciam sérios riscos relacionados à perda de Cerrado nativo, erosão e contaminação do solo, e, principalmente, impactos irreversíveis às áreas de recarga de aquífero.

Preservar o Cerrado, proteger as nascentes e evitar a erosão do solo são necessidades urgentes!

Brasília já depende das Águas da Serrinha, cujos córregos desembocam no Lago Paranoá, lago este que passou a ser fonte de abastecimento de água quando a cidade enfrentou grave crise hídrica entre 2016 e 2018. São dos 9 córregos da Serrinha que provêm cerca de 40% da água limpa do Lago Paranoá.

A Serrinha, produtora de água para todos, precisa ser protegida!
Brasília não pode testemunhar nenhum novo projeto imobiliário que represente a devastação do Cerrado e o fim de mais de 100 nascentes e inúmeros cursos d’água essenciais ao abastecimento de água de toda a população brasiliense.
Brasília precisa das Águas da Serrinha e não de novos empreendimentos imobiliários cimentando nascentes.

Preservar a Serrinha do Paranoá é garantir o futuro de Brasília!
Assine esse manifesto, junte-se a essa luta e apoie essa causa.

English version:

Manifest for the preservation of ‘Serrinha do Paranoá’ and the future of Brasília

For decades Brazil’s capital, Brasília, saw its waters being suffocated and covered in cement and steel. The creation of poorly planned neighborhoods accumulates a legacy of floods and water shortages, a strange combination of tragedies caused by the disorderly action of economic interests that despise ecological balance and environmental sustainability.

But in Brasilia resistance persists! In the Serrinha do Paranoá (Paranoá mountain range) region, where the State is reckless, it is the community that preserves nature. More than 100 springs have been mapped by the community, revealing a notorious environmental sensitivity of the region, confirmed by the Ecological and Economic Zoning of 2019. And it is in this area, which is a source of water, climate balance, organic agricultural production, and stress alleviation for the population through the contact with nature, where it is intended to be implemented a series of real estate projects that will radically impact and transform the region. There are also serious risks related to the loss of native Cerrado (savannah), erosion and contamination of the soil, not to mention irreversible impacts on aquifer recharge areas.

Preserving the Cerrado, protecting the springs and preventing soil erosion are urgent needs!

Brasília already depends on the waters from Serrinha do Paranoá. Its streams flow directly into Lake Paranoá, which became a source of water supply when Brasília faced a serious water crisis between 2016 and 2018. About 40% of the clean water of Lake Paranoá comes from the 9 streams that flow from Serrinha do Paranoá.
Serrinha do Paranoá, a region that produces water for everyone, needs to be protected!

Brasília cannot witness any new real estate project that represents the devastation of the Cerrado and the end of more than 100 springs and countless water courses essential to the water supply of its entire population.
Brasília needs the waters from the Serrinha and not new real estate projects cementing its springs.

Preserving Serrinha do Paranoá means guaranteeing the future of Brasília!
Sign this manifesto, join this fight, and support this cause.