Reintegração do professor Denis

Destinatário: Magnífico Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul,

Integrantes da comunidade escolar do IFRS Campus Farroupilha vem por meio deste manifestar seu profundo descontentamento e repúdio com a injusta demissão do Professor Denis William Gripa.
Estamos consternados com o fato de que acusações infundadas tenham construído a lógica fantasiosa que se esculpiu em torno desse caso, e principalmente, que esta decisão absurda esteja travestida com um ar de legalidade pelos trâmites jurídicos e institucionais.

Nós, alunas(os) e ex-alunas(os), queremos relatar que nunca tivemos, nem no IFRS e nem em escola nenhuma do município de Farroupilha, professor de Educação Física de tamanha competência e profissionalismo como o Professor Denis. As vivências corporais e os conhecimentos tematizados mudaram e mudam nossas vidas, suas aulas não trazem apenas conteúdos, mas também se configuram como uma permanente experiência de como nos relacionarmos com o outro, com o mundo e com nossos próprios corpos. Sua postura sempre séria sem perder a ternura e sempre respeitosa sem deixar de ser afetuoso conosco, nos ensinou muito mais que conteúdos, nos ensinou sobre cidadania, sobre democracia, e principalmente sobre viver amando e lutando.

Nós, mães e pais que conhecemos sua atuação como professor e como ex-coordenador de curso, queremos destacar que pela convivência que tivemos com ele e principalmente pelos relatos de nossos filhos em casa, o Professor Denis tem uma postura que julgamos admirável. Ele escuta, conversa, se interessa pelos problemas das famílias, nunca deixou de fazer o que estivesse ao alcance dele para ajudar o próximo. Estava sempre preocupado com a escola e com o processo de ensino-aprendizagem de nossos filhos, mas também com o bem-estar deles, a empatia do Professor Denis e as relações que ele constrói conosco e com nossos filhos, consideramos admirável.

Inconformados com a demissão do Professor Denis, afirmamos que a mesma será uma perda irreparável para esta instituição. Pela larga convivência de todos nós com ele, podemos afirmar sua postura ética, seu caráter íntegro e seu comprometimento com o serviço público, e posto isso, pedimos que reconsiderem esta injusta e absurda demissão. Se o IFRS é mesmo uma instituição comprometida com a justiça social como diz ser, não há outra coisa a se fazer: reintegrem o professor Denis.

“Toda vez que um justo grita, um carrasco vem calar. Quem não presta fica vivo, quem é bom, mandam matar” Cecília Meireles

Atenciosamente,

Integrantes da Comunidade escolar do IFRS Campus Farroupilha