Rinque de patinação sobre rodas no terreno do Colégio Des Oiseaux

Destinatário: Prefeito Gilberto Kassab; Secretário Walter Feldman;

Prezados responsáveis pelos parques de São Paulo:

vivemos numa cidade onde não é possível patinar!

Como se sabe, a patinação pede um solo liso, sem irregularidades. Os patinadores precisam, também, de um lugar onde possam sentar-se para calçar os patins, junto da área onde patinarão.

É preciso ainda que existam pontos de apoio, como barras ou postes, onde principiantes possam se segurar, se for preciso, e onde possamos nos apoiar para exercícios de alongamento e aquecimento.

Eis as áreas públicas que temos, hoje, para praticar nosso esporte:
1) Sob a marquise do parque do Ibirapuera
Essa área seria quase perfeita, se não fosse o fato de que é usada preferencialmente por skatistas, que, como se sabe, precisam "saltar" com seu equipamento e acabam provocando buracos no chão de concreto. O piso é consertado com certa frequência, mas sempre acaba ficando esburacado de novo. Patins não podem rodar com conforto em pisos esburacados -- nem com pedregulhos, que frequentemente aparecem sob a marquise, vindos sabe-se lá de onde.
Pegar uma pedrinha sob a roda, quando se está a, digamos 30 km por hora, o que nem é uma velocidade muito alta, para patinação, pode significar um nariz quebrado.
Patinadores experientes atingem 60 ou 70km/h -- mas, naturalmente, em pistas apropriadas para isso.
Sob a marquise, não há bancos. É preciso sentar no chão -- se quiser sentar!

2) a parte nova do Parque Villa-Lobos
Lá o piso é excelente, "uma seda", como dizem alguns praticantes de patinação, mas não há pontos para apoio e os bancos ficam um pouco afastados da pista de concreto, é preciso pisar na grama para chegar até eles.

Nenhum desses lugares oferece um guarda-volumes, que é necessário, pois em geral o patinador carrega numa mochila todo o seu equipamento (joelheiras, capacete, patins, etc). Idealmente, uma área destinada a patinação deveria ter onde deixar essas mochilas, que são diferentes das mochilas comuns, pois têm lugar para encaixar os patins.
Sendo a cidade, infelizmente, pouco segura, é comum ter equipamentos roubados, nos parques.

Sabendo que será construído um novo parque municipal na área onde foi o Colégio Des Oiseaux, na esquina da Rua Caio Prado com a Rua Augusta, pedimos que considerem a possiblidade de lá construir um rinque para patinação, em forma de círculo ou retângulo, com uma cerca de ferro para limitar e definir a área, que seria usada também para exercícios de aquecimento e alongamento.
O rinque deverá ser destinado exclusivamente à prática de patinação sobre rodas, sem que os patinadores tenham que disputar espaço com skatistas ou com crianças tentando aprender a andar de bicicleta.

Sugerimos, portanto