Abaixo-Assinado (#57541):

A vida na água

Destinatário: Governo federal, estados e municípios.

o saneamento básico é de extrema importância para a qualidade de vida e o desenvolvimento da sociedade, entretanto cerca de 100 milhões de brasileiros não dispõem de rede de coleta de esgoto, e 35 milhões não têm acesso a água tratada. As consequências desse fato recaem principalmente na população mais pobre do país, gerando altas taxas de mortalidade infantil e doenças como parasitoses, diarreias, febre tifoide e leptospirose.
Essa situação além de afetar grandes centros também atinge pequenos municípios, como foi o caso da cidade de Itajobi, localizada no interior do estado de São Paulo. Segundo moradores, há alguns anos dejetos eram despejados no rio principal da cidade, poluindo essa água que era utilizada para irrigação de hortaliças, gerando auto contaminação pelos resíduos de esgoto, provocando doenças infecciosas na população que consumia essas verduras.
Outro fato muito preocupante é a quantidade de peixes mortos que frequentemente são encontrados nas margens do rio Tiete, além da cor esverdeada, mau cheirosa e espumosa da água no município de Sales. Os geradores desse ocorrido ainda são um mistério para população salense e dividem opiniões, muitos acham que a culpa é dos resíduos industriais e outros dos agrotóxicos jogados na cana de açúcar.
Por issoa falta da preservação de mananciais e rios causam grandes impactos em nossa sociedade, já que essas são as principais fontes de retirada de água para consumo da população e a qualidade dessa água impacta diretamente na saúde pública e na economia, visto que 70% da água é utilizada na agricultura que representa 68% do PIB do agronegócio que contribuiu com quase 2 trilhões para o Produto Interno Bruto brasileiro em valores monetários em 2020.
Dessa forma torna-se necessário a criação de um projeto viável e eficiente para reverter a situação através de investimentos significativos e politicas públicas para a conscientização da população feita nas escolas, na televisão e nas diversas mídias sociais, incentivando também que os cidadãos denunciem quando presenciarem alguma irregularidade, para que esse assunto de suma importância pare de ser tão negligenciado. Outro tópico que o projeto devera conter é a união de esforços com empresas privadas, oferecendo benefícios como, redução de impostos e em alguns casos até mesmo a isenção de alguns tributos para empresas apoiadoras dessa causa, além de multas para instituições que descartam seus resíduos de forma prejudicial ao meio ambiente, quando houver outra forma de descarte menos agressiva.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.