Fim das charretes

Destinatário: Todos

Os cidadãos abaixo assinados, solicitamos à prefeita de Pelotas/RS a proibição da circulação de veículos de tração animal no município. O Executivo já apresentou um protótipo de veículo de tração humana, porém o custo é muito alto e não condiz com a realidade das famílias de charreteiros do município. O principal objetivo do abaixo-assinado é pressionar a prefeitura a procurar parceiros que tenham interesse em patrocinar o protótipo, a fim de baixar o custo de aquisição - assim como já foi feito em outras cidades -, além de ofertar cursos profissionalizantes para esses trabalhadores. Hoje, a quantidade de cavalos recolhidos no município em situação de maus tratos, ou encontrados já mortos e abandonados, é alarmante. A fiscalização não tem sido suficiente para coibir a exploração animal e o município não tem estrutura para tratar todos os animais encontrados em situação crítica. Também são frequentes os casos de menores de idade conduzindo charretes em meio ao trânsito, colocando a si, ao animal, e aos outros em risco. Pelas razões aqui apresentadas, se fez necessária a realização deste abaixo assinado.