MÁ QUALIDADE NO FORNECIMENTO DE ENERGIA E NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AO CONSUMIDOR

Destinatário: DIRETORIA ENEL SÃO PAULO

Nós, abaixo-assinados, associados à Sociedade Amigos da Cidade Jardim, SACJ, pessoa jurídica de direito privado inscrita no Ministério da Fazenda sob número 57.349.094/0001-26, com endereço à rua Alvarenga, 700, Sala 2, Butantã, São Paulo, e moradores do bairro Cidade Jardim, por meio desse abaixo-assinado, solicitamos que a ENEL resolva:
1. Os recorrentes problemas com o fornecimento e distribuição de energia elétrica em nossa região,
2. Faça revisão periódica da rede elétrica, de preferência, nos períodos que antecedem o verão (época de chuvas e temporais) e, substituição em caso de detecção de problemas;
3. Revisão periódica nos transformadores e possível substituição em caso de problemas;
4. Faça, em períodos que antecedem o verão, a poda de árvores cujos galhos interferem na fiação e muitas vezes bloqueiam transformadores;
5. Faça os serviços de manutenção preventiva na rede elétrica do bairro, também de sua responsabilidade, para evitar os frequentes problemas de falta de energia, conforme relatados abaixo.

OCORRÊNCIAS:
5 de março/2022
Falta de energia começa às 15h47 nas ruas Lopes de Azevedo, São Valério, Maracaibo, Manágua, Gália, Carpina, Todos os Santos, Domingos Barreto e parte da av Lineu de Paula Machado.
Em algumas dessas vias a energia foi restabelecida às 21h45. Porém, em outras só foi restabelecida às 18h50 do dia 6 de março, ou seja, 27 horas depois (ver print de conversas com moradores);
5 de março/2022
Falta de energia começa às 15h56 nas ruas Taques Alvim, Resedá, Ipês, Alberto da Silveira, Guimarães Valadão, Avencas, Elias Cutait, Malvas, Goivos, Scarcela Portela e Magnólias. Previsão de volta às 19h. Eram 22h47 e a energia ainda não havia voltado em várias dessas ruas. Moradores reclamam que é a terceira vez na semana que falta energia. No dia 6 de março, vários moradores relatam queima de equipamentos (micro-ondas, televisão, motores de portão, etc).
9 de março/2022
Moradores presenciam trabalhadores de uma empresa terceirizada – sem nenhum tipo de identificação – fazendo manutenção na rede elétrica da av Lopes de Azevedo (entre o número 1020 até o final da rua, onde há um condomínio recém construído pela Lampur Engenharia, da incorporadora Three Desenvolvimento Imobiliário) e ruas do entorno. A partir desse momento, diversos moradores registram reclamações de falta de energia, equipamentos que não funcionam ou queimam (ar condicionado, geradores, placas de portões, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, central de câmeras etc) por conta da voltagem baixa. Vale lembrar que o carro dessa empresa ficou estacionado na av Lopes de Azevedo entre ruas Araripina e Atabasca. Os problemas permanecem nesta data e durante a madrugada de 9 para 10 de março. Moradores acionam a ENEL, que se compromete a vir às 16h30. A ENEL não aparece. Moradora liga para ENEL e marcam para 20h, no máximo. Não aparecem. No dia 11 de março pela manhã, o problema permanece. Moradores ligam novamente e a ENEL se compromete a vir às 11h30. A equipe chega por volta de 11h no caminhão nº 6422-6. Moradora acompanha a equipe da ENEL que constata o trabalho irregular da empresa terceirizada que esteve no dia 9 na av Lopes de Azevedo. Segundo informado pela equipe da ENEL à moradora: a empresa não contrata terceirizadas para esse tipo de trabalho e a terceirizada que fez o trabalho pretendia levar o trifásico até o condomínio, utilizando, inclusive, os mesmos fios que a ENEL trabalha e em seguida, chamaram a ENEL para ligar o trifásico, ou seja, trabalho completamente irregular, por isso os moradores tiveram problemas. A moradora solicita um relatório – laudo técnico – à equipe da ENEL. A energia foi restabelecida no mesmo dia 11 de março, por volta de 15h30. Em email enviado pela Sociedade Amigos da Cidade Jardim, SACJ ao diretor da Three Desenvolvimento Imobiliário, este nos encaminhou um protocolo enviado à ENEL no dia 31/01/2022 solicitando a realização de ligação nova e trifásico para 4 residências do condomínio). É preciso apurar de quem foi a responsabilidade por esses acontecimentos, que tantos transtornos ocasionaram aos moradores. É da ENEL? É da Lampur Engenharia? É da Three Desenvolvimento Imobiliário? Quem ressarcirá o prejuízo desses moradores?
10 de março/2022
Ás 15h50 moradores relatam explosão e estouro de transformador na rua dos Plátanos com rua dos Limantos, com consequente falta de energia nas ruas Limantos, Plátanos, Ipês, Malvas, Magnólias, Acácias, Jaguanambi. Morador relata que a Enel acabou de sair de sua rua (para ver o transformador), e assim que a equipe saiu, ouviram explosões. Enel informa que não há previsão de volta.
12 de março
Às 15h56 moradores relatam falta de energia nas seguintes ruas: Limantos, Alberto da Silveira, Taques Alvim, Praça Uirapuru e outras.

Vale lembrar ainda, que em 1º de agosto de 2021, a subestação Paineiras da empresa, situada no bairro da Cidade Jardim, na av dos Amarílis, pegou fogo, assustando e trazendo transtornos a todos os moradores da Cidade Jardim e de bairros vizinhos como Panamby, Real Parque, entre outros, que sofreram com a ausência ou instabilidade de energia até o dia 2 de agosto à noite. Não bastasse isso, no dia 2 de agosto de 2021 pela manhã, na rua Todos os Santos, também na Cidade Jardim, um cabo elétrico se rompeu provocando instabilidades na rede de todo o bairro. Várias ruas ficaram sem energia, que retornou por volta de 20h. Por volta de 21h30, a fiação elétrica da av Lineu de Paula Machado começa a pegar fogo, provocando explosões que assustaram os moradores e novos apagões. A energia, restabelecida na madrugada do dia 3 de agosto, volta a faltar em torno de 19h30 e no dia 4 de agosto, no meio da tarde, moradores continuavam sem energia.
A má qualidade dos serviços prestados pela ENEL em nosso bairro é recorrente. Os moradores do bairro Cidade Jardim sofrem quase que diariamente com queda, oscilações e falta de energia elétrica. Em decorrência desses problemas, os prejuízos materiais dos moradores são constantes: queima de eletrodomésticos, de eletroeletrônicos, aparelhos de ar condicionado, geradores, placas de portões, entre outros. Além da insegurança gerada por longos períodos sem energia, onde a escuridão toma conta do bairro, há um desgaste dos moradores por conta dos sucessivos adiamentos da ENEL em restabelecer o serviço. Raramente a empresa cumpre o horário informado em seu atendimento eletrônico.
Ressaltamos que as altas taxas de energia elétrica cobradas pela ENEL não se refletem nos serviços prestados e nem mesmo no respeito e dignidade aos consumidores, configurando um desrespeito aos direitos dos cidadãos.
Diante dos fatos, a Sociedade Amigos da Cidade Jardim (SACJ) requere ainda:

- Reunião presencial entre a diretoria da Sociedade Amigos da Cidade Jardim, SACJ com a diretoria da ENEL São Paulo, com a finalidade de fazermos nossas solicitações presencialmente, visto que os canais digitais não dão conta dos problemas mencionados.