Abaixo-assinado para criação de um espaço cercado para cães no Parque do Kartódromo, São Carlos - SP

Destinatário: Secretaria Municipal de Esportes e Cultura, Prefeitura de São Carlos - SP

O Parque do Kartódromo é um espaço criado pela Secretaria Municipal de Esportes e Cultura, visando a promoção de lazer e de atividades físicas para todas as pessoas. Para muitas dessas pessoas, passear com o cachorro é a principal atividade física diária. No projeto original de criação do Parque do Kartódromo, o passeio com os cães foi restrito às calçadas externas para evitar acidentes com os praticantes de atividades físicas. No entanto, a realidade é que hoje o Parque do Kartódromo é ocupado por cães e seus tutores, visto que há uma alta demanda por espaços próprios para socialização dos pets. Esta demanda só aumentou após a pandemia, quando muitas pessoas adotaram pets como companhias. É importante ressaltar, que segundo dados do IBGE coletados em 2013, já existem mais famílias criando cães do que crianças no Brasil (veja ) e que o mercado em torno dos pets move, a cada ano, no Brasil a cifra de 16 bilhões de reais.

A socialização dos cães, se feita com cuidado e responsabilidade por seus tutores, pode trazer inúmeros benefícios. Um cachorro que não é socializado adequadamente pode se tornar um cão nervoso, medroso ou até agressivo. Já é comprovado que cães aprendem com outros cães (veja ), portanto expor o seu animal a outros membros de sua espécie pode promover estímulos saudáveis, e é essencial para que o animal se torne feliz, confiante e sociável. Em suma, quando feita com responsabilidade, e sabendo os limites do temperamento do próprio cão, a socialização é uma ferramenta muito importante na educação dos nossos animais de estimação.

Diversas cidades brasileiras já estão criando espaços para as pessoas levarem os cães para poderem socializar, caminhar, brincar, e interagir livremente (veja exemplos em ). Dados os números crescentes de pessoas que possuem animais de estimação, notasse a necessidade de criação de espaços públicos, gratuitos e de qualidade para a socialização e recreação de animais de estimação, sem preconceito, segregação e exclusão. Assim garantimos uma maior qualidade de vida, com ações conscientes e democráticas para animais e humanos, garantindo também a segurança dos cães e das pessoas que utilizam o entorno. Atualmente, a cidade de São Carlos carece de parques ou espaços cercados projetados para esta finalidade. Devido a esta ausência, muitos tutores de cães, sabendo da importância da socialização e do gasto da energia dos cães, acabam por utilizar espaços que não foram projetados para isso.

Este é o caso do Parque do Kartódromo. Diariamente, uma pequena área do parque é ocupada por tutores e seus cães. A criação de um espaço próprio para este uso evita acidentes com os usuários do parque, enquanto contempla a parcela da população que possui animais de estimação e quer utilizar o espaço para drenar a energia e socializar o seu animal. Sabemos da importância da delimitação de regras para o uso deste espaço, por exemplo, que pode ser sanada através da instalação de uma placa informativa aos tutores, de maneira que o uso seja responsável. Assim, este abaixo-assinado visa propor uma solução à demanda por socialização dos tutores, a ser realizada de maneira responsável, assim como promover a segurança de todos que utilizam o Parque do Kartódromo.