Solicitação de denominação da Escola Municipal de Educação infantil do Conjunto Satélite com o nome de MARIA LÚCIA DE SOUZA SANTOS

Destinatário: Secretaria Municipal de Educação e Gabinete do Prefeito Edmilson Rodrigues

Nós moradores do Conjunto Satélite, e do distrito DABEN e demais cidadãos desta cidade. que subscrevemos essa petição, solicitamos ao Prefeito de Belém, a Secretaria Municipal de Educação, que a escola de Educação infantil que será inaugurada, neste conjunto, passe a se chamar Maria Lúcia de Souza Santos, Dona Iolita, como reconhecimento de sua enorme contribuição para a organização dos movimentos dos moradores, pela sua dedicação as causas da educação e a saúde de nossa população, conforme descrito em sua trajetória de luta e vida abaixo:

*DONA IOLITA: TRAJETÓRIA DE UMA LUTADORA* Maria Lúcia de Souza Santos, a dona Iolita, nasceu em São Sebastião da Boa Vista no Marajó em 15/04/1949. Fugindo das adversidades econômicas que atingem a maioria do povo marajoara, veio para Belém aos nove anos de idade para, como se dizia, “trabalhar em casa de família”, separando-se de seus pais.
Teve 07 filhos de seu único casamento. Como muitas mulheres de sua época, foi vítima de violência doméstica e se juntou a outras mulheres em 1986 para fundar o GMB - Grupo de Mulheres do Benguí, bairro que foi uma das primeiras moradoras e pioneira do movimento popular, onde também ajudou a fundar a AMOB – Associação dos Moradores do Benguí, participando diretamente das lutas por moradia digna. Também fez parte do Movimento Popular de Saúde-MOPS, onde se engajou na luta pela construção da unidade básica de saúde e da antiga maternidade do bairro.
No Benguí, dona Iolita participou ainda da histórica luta dos transportes no ano de 1986, que culminou com o aumento do número de ônibus e de linhas que atendiam o bairro.
Nos anos 1990 mudou-se para o conjunto Satélite, onde também se dedicou à construção do movimento popular, tendo sido membro do Centro Comunitário Satélite e conselheira eleita do Orçamento Participativo – OP, quando foram conquistadas o asfaltamento da WE-07, WE-12 e SN-09 que permitiu o final da linha do ônibus chegar até o final do conjunto, diminuindo o sofrimento dos moradores. Também foi membro do Conselho Local de Saúde, atuando na fiscalização dos serviços da UMS do conjunto.
Já nos anos 2000 foi conselheira distrital de transportes do Distrito Administrativo do Benguí-DABEN.
Agente de Saúde, dona Iolita foi uma das fundadoras do Sindicato dos Trabalhadores da Sespa – SINDSESPA, atual SINDSAÚDE, onde também encampou lutas por melhores condições de trabalho e de salário para os profissionais de saúde do Pará. Participou ainda da União Brasileira de Mulheres-UBM, atuando na linha de frente da luta pela igualdade de gênero.
Faleceu de causas naturais em 20/07/2004 aos 55 anos deixando um legado de lutas em favor das boas causas de nossa gente.