Urbanização adequada do Bairro Joia em Timon-MA

À
Exma. Srª Prefeita Dinair Sebastiana Veloso da Silva
Timon-MA

Exma. Srª Prefeira Dinair, nós, Moradores Organizados do bairro Joia, munidos da documentação identitária anexada a esse documento, residentes e domiciliados no bairro Joia, no Município de Timon, Estado do Maranhão, viemos por meio deste ofício solicitar a correção imediata ou em curto prazo de tempo, de problemas estruturais relativos à infraestrutura, saneamento básico e segurança no bairro supracitado. Os problemas aqui citados aparecerão abaixo sob a forma de tópicos. A ordem dos tópicos não possui relação nenhuma com o grau de urgência de cada problema. Entendemos que todos os problemas que serão aqui citados possuem caráter de urgência máxima, uma vez que interferem negativa e diretamente no estado de bem-estar social da população do bairro. Entendemos ainda que todas as correções para cada um dos problemas citados são dever absoluto e estrito do Estado (enquanto instituição social) sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Timon a qual delega a secretarias específicas os poderes e deveres de manutenção da ordem e de bem-estar social da cidade. As secretarias às quais nos referimos são: GABINETE DA PREFEITA, cuja chefia encontra-se na pessoa da Srª Sueli Maria Conceição da Silva Capuama, SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E INFRAESTRUTURA – SEINFRA, cuja chefia encontra-se na pessoa do Sr. Lourival Alves de Lima Junior, SUPERINTENDÊNCIA DE LIMPEZA PÚBLICA E URBANIZAÇÃO DE TIMON – SLU, cuja chefia encontra-se na pessoa do Sr. Carlos Zangirolami Sousa Silva, SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, cuja chefia encontra-se na pessoa do Sr. Luís Carlos Bacelar Caldas Júnior (Júnior Bacelar), DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA – DEMIP, cuja direção encontra-se na pessoa do Sr. Dolival Pereira de Andrade, bem como quaisquer outras secretarias, superintendências, departamentos ou coordenações que possam servir ao intuito de correção dos problemas que, agora, citamos abaixo:

 Correção dos problemas relacionados à iluminação pública e fornecimento de energia no bairro:
o Vistoria e, caso necessário, substituição e adequação dos postes (bem como a rede elétrica) instalados por construtoras atuantes no bairro;
o Adição de novos postes em ruas necessitadas de iluminação e de altura da rede elétrica (A Rua Safira, como exemplo, a oeste da Avenida Parnarama, possui 9 casas e apenas um poste, centralizado, alimentando todas as casas da rua, o que ocasiona oscilação de energia, fiação baixa e iluminação inadequada);
o Manutenção de postes antigos e provisórios evitando situações de risco de morte como vazamento de energia, energização de postes de ferro, deterioração de postes de madeira;
o Iluminação adequada da Avenida Parnarama no trecho que compreende o bairro (Da entrada, no entroncamento com a BR-226, ao fim do bairro, na Rua Ouro);
o Iluminação adequada do trecho inferior da BR-226;
 Limpeza imediata dos matagais no bairro:
o Fiscalização, notificação e autuação, se necessário, de terrenos privados que estão em estado de abandono;
o Limpeza imediata dos matagais nos acostamentos Leste e Oeste da Avenida Parnarama;
o Inclusão de sinalização educativa em terrenos públicos do bairro com o intuito de evitar que o lixo seja deixado e acumulado em áreas de matagal;
 Eliminação completa dos problemas relacionados a saneamento básico e infraestrutura no bairro:
o Adequação estrutural do sistema de esgotos do bairro, evitando esgotos a céu aberto;
o Definição imediata do itinerário da coleta de lixo do bairro (Dias e horários);
o Tornar todas as ruas do bairro como rotas obrigatórias do carro de coleta de lixo, bem como das equipes individuais de coleta;
o Limpeza dos acostamentos Leste e Oeste da Avenida Parnarama;
o Implantação de lixeiras públicas em pontos estratégicos do bairro, visando evitar espalhamento de lixo por animais;
o Calçamento imediato, seja em ladrilhos, paralelepípedos ou asfalto, de todas as ruas do bairro que não contam com esse tipo de estrutura;
o Retomada imediata das obras já em andamento para adequação das ruas ao padrão citado no item anterior;
o Recapeamento da Avenida Parnarama no trecho que compreende o bairro;
o Recapeamento e recuperação do asfalto na avenida Regimento no trecho que compreende o entrada à Rua B e a entrada da Avenida Boa Esperança;
 Aumento da segurança no bairro através de ações que demonstrem presença proativa das forças policiais no enfrentamento a delitos como furtos, roubos e invasões a residências;
o Inclusão de posto da polícia militar no bairro ou equivalente;
o Aumento da quantidade de rondas pelo bairro e diversificação de horários e locais;
o Intensificação da segurança em horários de alto fluxo na EMEF Ester e EMEI Maria José Pinheiro Serra;

Certos do compromisso da Prefeitura com o bem-estar e a dignidade da população, representados pela pessoa da Exma. Srª Prefeita Dinair Sebastiana Veloso da Silva, antecipadamente agradecemos em nome do grupo de Moradores Organizados do bairro Joia.