Abaixo-Assinado (#57985):

Educação Sexual nas Escolas

Destinatário: Professora Lucia

Por conta do tabu presente na nossa sociedade ainda hoje em dia a educação sexual nas escolas é visto como algo anormal e feio, porém a falta desse tipo de educação contribui para que crianças e adolescentes fiquem vulneráveis sobre seu corpo e sexualidade, mas isso geralmente é um assunto praticamente fora do contexto de uma discussão familiar, e é importante atentar que, como resultado desse medo de tratarmos essas questões em sala de aula, os casos de sífilis, gonorreia e até AIDS aumentam significativamente nos últimos anos, principalmente entre jovens de 13 e 25 anos. Por isso, seria de grande importância a presença de professores dispostos a falar sobre isso, e que de prefêrencia dessem espaço a uma educação sexual que não houvesse hetero-cis-normatividade e que apoiasse a todas sexualidades e gêneros.


Malefícios da falta de educação sexual:
Maior chance de violência sexual, gravidez precoce, maior transmissão de doenças ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e até início precoce da vida sexual.

O Ministério da Educação confirma que crianças e adolescentes precisam tirar dúvidas nessas áreas também:

"Sabe-se que as curiosidades das crianças a respeito da sexualidade são questões muito significativas para a subjetividade na medida em que se relacionam com o conhecimento das origens de cada um e com o desejo de saber. A satisfação dessas curiosidades contribui para que o desejo de saber seja impulsionado ao longo da vida, enquanto a não satisfação gera ansiedade e tensão. A oferta, por parte da escola, de um espaço em que as crianças possam esclarecer suas dúvidas e continuar formulando novas questões contribui para o alívio das ansiedades que, muitas vezes, interferem no aprendizado dos conteúdos escolares. (BRASIL, 1997, p.113).

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.